Você já curiosamente pesquisou o termo pirraça? Ele é adotado quando a criança já sabe a diferença entre o certo e o errado, mas ainda não tem maturidade suficiente para se controlar e fazer a coisa certa.
Normalmente esta fase se inicia aos 2 anos de idade, a criança quer atenção e também anseia por descobrir seus próprios limites.
Qual seria então a relação entre esta fase da criança e a música?
O ensino de música sobretudo o coletivo, proporciona indiretamente às crianças vivências relacionadas a disciplina, empatia e controle emocional.
De maneira exemplificada, aulas de musicalização de modo geral não tem como objetivo tratar diretamente questões comportamentais da criança, mas para o bom êxito da aula e para o próprio desenvolvimento musical infantil são questões que necessitam serem inseridas na prática musical.
Uma grande maioria dos educadores musicais acreditam que uma rotina de aula levemente maleável é critério crucial para evitar comportamentos indesejados. Na prática das aulas existem atividades de compartilhamento de instrumentos musicais muito bem direcionados, momentos para percepção do som e silêncio, variação de andamento, ritmo, timbres entre outros que estão diretamente ligados com o perceber o outro e esperar o seu momento.
Como prática totalmente pessoal faço orientações aos pais dos meus alunos, podendo asssim que o estímulo ao auto controle e a maturidade emocional não ocorra apenas no momento da aula, mas perpetue também em casa.
E para aqueles que tem crianças que não fazem aulas de música e nem mesmo orientações parentais a fim de lidar com mais sabedoria em crises de pirraça, indico respirar fundo antes de castigar. Nem mesmo nós adultos temos controle total sobre nossas emoções, quem dirá uma criança que a pouco chegou neste mundo cheio de regras, deveres e direitos.
Tenha mais empatia, na dúvida sempre espere a crise passar e tenha uma conversa amorosa com a criança para que percebam o que levou ao comportamento indesejado e como podem juntos evitar que ele se repita.
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50