Um sargento do Corpo de Bombeiros que trabalhava no combate a um incêndio em Arinos (MG) morreu nesta quarta-feira (22).
Carlos Roberto Silva foi para o Noroeste de Minas Gerais com o objetivo de integrar a equipe que trabalha há uma semana para conter as chamas que atingem uma área de assentamentos, propriedades agrícolas e reserva legal no município. Ele estava lotado no Posto Avançado de Congonhas.
“Nessa semana, nós estávamos com o apoio de quatro militares de Barbacena, que vieram nos ajudar. Infelizmente, um deles, hoje, teve um mal súbito, desmaio e depois evoluiu para uma parada [cardiorrespiratória ] e veio a óbito”, diz o major Thiago Lacerda Duarte, comandando do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em um áudio divulgado à imprensa.
As informações são de que o militar foi atendido por colegas e por uma equipe de saúde, mas não resistiu. A morte foi confirmada 16h45. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Edgard Estevo da Silva, divulgou uma nota à imprensa lamentando a morte do sargento.
“O sargento Roberto foi um excelente militar. Era reconhecido por sua serenidade e compromisso com o serviço. Foi instrutor de Combate a Incêndio Urbano e de Atendimento Pré-hospitalar, além de ser professor de Aikido, arte marcial que praticava há tempos. Neste momento, a corporação reverencia esse militar que deixou os familiares para cumprir seu juramento e acabou tombando em combate no exercício da missão de salvar vidas, bens e o meio ambiente.”
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quase 15 mil hectares haviam sido consumidos pelo fogo até esta segunda (20). Além dos militares, o trabalho de combate conta com o apoio da prefeitura e de outras instituições públicas. Estão sendo empregados ainda veículos, máquinas e uma aeronave agrícola.
“Pedimos a Deus para consolar essa família e aos companheiros que estavam na frente de combate junto com ele”, destacou o major.
As prefeituras de Arinos e Buritis divulgaram notas de pesar sobre o falecimento. O primeiro município decretou luto oficial de três dias.
“A Prefeitura Municipal de Arinos lamenta a morte do 2 sargento do Corpo de Bombeiros, Carlos Roberto Silva, que de forma honrosa estava trabalhando no combate aos incêndios que atingem nossa região.”
“Deixamos nossa mensagem de pesar em nome do povo de Buritis pedindo a Deus que conforte o coração dos amigos, família e de todos os Bombeiros de Minas Gerais”, divulgou a Prefeitura de Buritis.
*g1.globo.com
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50