Em 03 de julho deste ano, enquanto praticavam escalada em uma via na Serra São José, em Prados, 3 escaladores fizeram uma fantástica descoberta. Eles encontraram um sítio com pinturas rupestres, o primeiro que se tem notícia nesta serra.
Na ocasião, o Prados Online teve acesso às imagens do local, mas devido aos cuidados e trâmites que uma descoberta como essa requerem, aguardamos estudos e a devida divulgação oficial para darmos esta histórica notícia, e estamos felizes e orgulhosos em fazê-lo hoje em primeira mão.
Os escaladores Denilson Silva, Rafael Cardoso e Roberto Franco foram os responsáveis pelo feito. O local de difícil acesso (e que não deve receber visitantes a princípio), deixou essa preciosidade escondida até hoje e também se encarregou de preservá-la.
O sítio recebeu o nome de “Camboatá”, que é uma árvore muito presente na região. No sítio, foram encontradas retratações de formas geométricas e animais zoomorfos. Especialistas da UFSJ, acompanhados de uma equipe do IEF já visitaram o local e validaram o sítio, porém estudos ainda estão em andamento para dizer: quando, por quem e porque as pinturas foram feitas.
A arte rupestre é um instrumento particular e especializado do processo de comunicação, um legado visual que representa aspectos do ambiente natural e social no qual evoluímos, a imagem utilizada como linguagem diz muito sobre seu tempo, e sobre o que os homens gostariam de falar às futuras gerações.
Este feito se soma àquele ocorrido em 2015, quando esta mesma equipe da “Prados Vertical Speleo” encontrou cerâmicas e outros artefatos em uma caverna na serra, também em uma área pertencente ao município de Prados.
Em um período de queimadas, inclusive após uma de proporções históricas em nossa amada Serra São José, essa notícia é um alento e mais que isso, ela reforça ainda mais a importância da Serra São José, da APA criada para protege-la, e de Prados, Minas Gerais, Brasil.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50