O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), informou, em seu perfil no Twitter, que o Estado vai congelar o valor do ICMS do diesel a partir desta segunda-feira (25).
“Considerando que o aumento do valor do combustível, decorrente dos reajustes constantes da Petrobras, tem consequências diretas no custo de vida dos mineiros, o Governo de Minas vai congelar o ICMS do diesel no Estado a partir desta segunda-feira”, publicou.
Considerando que o aumento do valor do combustível, decorrente dos reajustes constantes da Petrobras, tem consequências diretas no custo de vida dos mineiros, o Governo de Minas vai congelar o ICMS do diesel no Estado a partir desta segunda-feira. #GovernoPresente— Romeu Zema (@RomeuZema) October 25, 2021
Considerando que o aumento do valor do combustível, decorrente dos reajustes constantes da Petrobras, tem consequências diretas no custo de vida dos mineiros, o Governo de Minas vai congelar o ICMS do diesel no Estado a partir desta segunda-feira. #GovernoPresente
O anúncio do governo ocorre dias após a greve dos tanqueiros ocorrida em Minas Gerais e em mais cinco estados. Iniciada na madrugada da última quinta-feira (21), o movimento foi motivado pela alta do preço dos combustíveis, incluindo o diesel, assim como o baixo preço do frete. Há críticas à política estadual e também de preços da Petrobras.
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um dos que incidem sobre o preço dos combustíveis em todos os Estados e é de responsabilidade dos governos estaduais.
Além disso, os manifestantes, segundo o Sinditanque-MG, pediam pela criação de uma política de preços para os tanqueiros compatível com a realizada no país, responsabilidade do Governo Federal.
Na própria quinta, o governo federal propôs auxílio diesel de R$ 400 aos caminhoneiros autônomos. A medida seria para tentar evitar uma possível greve geral dos caminhoneiros, marcada para 1º de novembro.
Corrida aos postos e desabastecimento
Com o anúncio da greve, na quinta-feira e sexta-feira, postos de Belo Horizonte e região metropolitana registraram desabastecimento de combustível em função da corrida aos postos. Em função disso, o preço da gasolina, que segue em alta desde o início do ano, ficou ainda mais alto.
Na tarde de sexta-feira (22), 39 horas após o seu início, a greve dos tanqueiros chegou ao fim. A suspensão da paralisação foi anunciada pelo presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), Irani Gomes.
“Após a sensibilidade das distribuidoras junto às transportadoras de combustível, eles resolveram suspender a paralisação até o momento, mas ainda aguardam uma posição do governo do Estado referente às alíquotas do ICMS”, disse, em vídeo divulgado à imprensa.
*otempo
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50