Já se encontra nas mãos de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros a Bula Papal referente a sua ordenação episcopal. O documento chegou no dia 06 de dezembro de 2021, e foi traduzido pelo sacerdote salesiano, padre Geraldo Martins Lisboa SDB. A bula é um documento pontifício relativo a temas de fé ou de interesse geral, concessão de graças ou privilégios, assuntos judiciais ou administrativos, expedido pela Chancelaria Apostólica, estampado com tinta vermelha.
O documento é um tipo de decreto público emitido pelo Papa que leva um selo de chumbo ao final para autenticá-lo. As bulas papais têm sido usadas pelo menos desde o século 6º. No entanto, tornou-se oficial o seu uso no século XV, quando um dos escritórios da Chancelaria Apostólica passou a ser denominado “registo de touros” (“registrum bullarum”).
Desde o século 12, as bulas papais carregam um selo de chumbo com as cabeças dos apóstolos São Pedro e São Paulo de um lado e o nome do Papa do outro. As bulas papais foram originalmente emitidas pelo Papa para muitos tipos de comunicação de natureza pública, mas no século 13, as bulas papais eram usadas apenas para as ocasiões mais formais ou solenes, como nomeação de bispo. Feito manualmente o documento possui uma característica peculiar. A Bula começa sempre com o nome do Papa e a solene frase ” Episcopus Servus Servorum Dei ” (“Bispo, Servo dos Servos de Deus)
No rito da ordenação episcopal, o bispo ordenante principal, antes de ordenar Dom Dirceu, perguntou, conforme o prescreve o rito, se se tinha o Mandato Apostólico (Bula). Faz parte do rito esse diálogo. Não se pode ordenar ninguém bispo sem o mandato apostólico do Papa, sob pena de excomunhão.
No caso de Dom Dirceu, o Núncio Apostólico, representante do Papa no Brasil, como a Bula não chegou em tempo hábil, enviou um decreto autorizando a ordenação. Este decreto foi lido no dia. Com a chegada da Bula, agora publicada, o decreto perde sua validade.
A Bula de nomeação de Dom Dirceu será lida ainda no dia da Posse Canônica de Dom Dirceu na Diocese de Camaçari em 19 de fevereiro de 2022.
Confira a tradução, na íntegra:
FRANCISCO, BISPO, SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao dileto filho Dirceu de Oliveira Medeiros, do clero da diocese de São João del Rei, até agora subsecretário adjunto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nomeado bispo de Camaçari, saudação e bênção apostólica.
Na cruz, morrendo, Jesus Cristo fez com que parecesse aos homens ir ao encontro com o Senhor de todos os senhores, ir ao encontro com o Deus vivo, e foi, assim, ao encontro da esperança que era mais forte do que as tribulações da escravidão, porque transformava a vida e o mundo a partir do interior – Bento XVI, Spe salvi 4 -. Para que, portanto, o acesso a este mistério salvífico do Deus vivo, em qualquer tempo, se torne mais fácil para os cristãos da Igreja de Camaçari, que depois da renúncia do Venerável Irmão João Carlos Petrini ficou vacante, convém que Nós, oportunamente, designemos um varão idôneo para exercer o cargo episcopal nesta comunidade. Por isto, nossa intenção é a ti nos dirigirmos, ó filho dileto, que pela vida espiritual, pela capacidade de administrar as coisas, pela doutrina, caridade e trabalho pastoral eficiente com que te distinguiste, principalmente no trabalho realizado para toda a Igreja em Brasília; a ti que nos pareces apto para este ministério que a ti confiamos.
Pela plenitude, portanto, da minha autoridade apostólica, com o parecer do Conselho da Congregação para os Bispos, te nomeamos Bispo de Camaçari, com direito e deveres concernentes ao ofício, segundo o direito romano.
Poderás receber a ordenação episcopal em qualquer lugar fora de Roma, pelas mãos de qualquer Bispo católico, observadas as normas litúrgicas.
Desejamos ardentemente que exerças o teu ministério episcopal sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem, Rainha do Santíssimo Rosário, a quem te recomendamos, o clero e todos os fiéis confiados ao teu cuidado.
Dado em Roma, Latrão, no dia 27 do mês de outubro, no ano do Senhor de 2021, no nono ano do Nosso Pontificado.
*Reprodução: Diocese de São João del Rei
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50