O Hospital Nossa Senhora das Mercês ganhou 10 novos leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em São João del Rei. Nesta segunda-feira (17), dirigentes unidade e da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) realizaram uma visita para marcar o início do funcionamento dos novos leitos.
Administrado em parceria com a UFSJ, o Hospital das Mercês é uma entidade filantrópica que atende a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de São João del Rei e de diversos municípios da microrregião do Campo das Vertentes.
Nos últimos anos, o hospital foi responsável por cerca de 50 mil procedimentos, como cirurgias, consultas e atendimentos à população. O CTI é um dos locais em que estudantes da área de Saúde, docentes e residentes em Medicina da UFSJ realizam atividades práticas supervisionadas e estágios.
Estiveram presentes na visita, o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade; o presidente do Conselho Administrativo do Hospital, Ricardo Rocha Camarano; o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Vicente Leão; a administradora do Hospital, Patrícia de Resende Vieira; o coordenador do curso de Medicina, Joel Lamounier; e o professor Alexandre Nunes Pessoa, diretor técnico do CTI e membro do Conselho Administrativo da instituição de saúde.
O reitor ressaltou a importância da parceria entre a UFSJ e o Hospital das Mercês, “uma vez que a ampliação dos leitos, além de servir para incrementar as atividades práticas do curso de Medicina, beneficiará pacientes usuários do SUS de toda a região”.
Para o coordenador, professor Joel Lamounier, os novos leitos surgem em boa hora, tendo em vista que a procura por CTI tem aumentado em função da pandemia da Covid-19 e de outras demandas.
“Agora os estudantes poderão acompanhar e atuar em mais casos, ampliando seu conhecimento e experiência”.
Ainda de acordo com o coordenador, os novos equipamentos vão beneficiar também os residentes em Clínica Médica, que utilizam o CTI por dois trimestres ao longo da especialização.
*Reprodução: G1
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50