Dom Dirceu de Oliveira Medeiros partiu hoje para a cidade de Camaçari/BA, onde será empossado bispo no próximo dia 19 de fevereiro. Antes de deixar o território diocesano, o sacerdote encaminhou uma mensagem de alegria e gratidão. “Minha Igreja de origem reza e se alegra comigo e me envia em missão para pastorear aquela parcela do povo de Deus que está em Camaçari na Bahia. Sigo com alegria e confortado pela amizade. A todos o meu muito obrigado e continuamos unidos em comunhão e serviço”. Confira a mensagem na íntegra:
São João del Rei, 08 de fevereiro de 2022
Caro irmão no episcopado Dom José Eudes Campos do Nascimento, irmãos presbíteros, religiosos e religiosas, seminaristas, irmãos e irmãos de minha diocese de origem!
“Cada membro do colégio presbiteral está unido aos outros por laços especiais de caridade apostólica, de ministério e de fraternidade. Isto mesmo, desde tempos remotos, é significado liturgicamente quando os presbíteros presentes são convidados a impor as mãos, juntamente com o Bispo ordenante, sobre o novo eleito, e bem como quando concelebram, num só coração, a sagrada Eucaristia. Cada presbítero se une, pois, com seus irmãos por vínculo de caridade, oração e onímoda cooperação, e assim, se manifesta aquela unidade na qual Cristo quis que os seus fossem consumados, para que o mundo conheça que o Filho foi enviado pelo Pai” (PO 8).
Antes de partir em Missão para a diocese de Camaçari e abraçar esta tarefa que a Igreja me confia, cumpre-me mais uma vez agradecer. Agradecer a Deus pela minha origem de fé e pela demonstração de FRATERNIDADE PRESBITERAL. Agradecer ao caro irmão e amigo Dom José Eudes, que me proporcionou permanecer entre vocês durantes dois meses reencontrando amigos, comunidades e fortalecendo nosso vínculo eclesial e de amizade. Obrigado Dom José Eudes por ter sido neste tempo, Pai, Pastor e amigo. Obrigado a todos que trabalharam para a realização de minha ordenação, as Foranias, os padres e, em particular, à Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, na pessoa de seu Pároco, que abriu as portas de sua casa para me acolher durantes este tempo. Aos colaboradores e colaboradoras da Cúria e da Paróquia da Catedral.
Agradeço à minha família que com alegria me acompanhou neste tempo marcado por tantos encontros. Visitas às Foranias da diocese, à muitas paróquias com as quais tive um vínculo, com as minhas raízes familiares na terra de meus pais, à Brasília, à Juiz de Fora e ao Seminário Santo Antônio. A todos meu muito obrigado.
Os tempos que vivemos pedem de nós o cuidado de uns para com os outros. Obrigado por esse cuidado que me anima e encoraja a fim de que possa cuidar daquele rebanho que a mim foi confiado. Lembremo-nos sempre daquela Palavra do Livro dos Atos, tão atual, e que já foi lema de um Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP) “Cuidai de vós mesmos e do rebanho de Cristo”! (Atos 20, 28)
Quis o bom Deus que minha ordenação coincidisse com a celebração do Jubileu de Diamante do Seminário São Tiago. Para nós que cremos não é coincidência, mas providência.
A todos muito obrigado e rezem por mim!
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros
*Reprodução: Diocese de São João del Rei
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50