A Diocese de Camaçari está prestes a receber o seu novo bispo, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros. A Missa de posse do segundo bispo diocesano será no dia 19 de fevereiro às 16h na Catedral São Thomaz de Cantuária em Camaçari. A data marca também as comemorações dos onze anos de criação da Diocese.
Durante a celebração acontece a leitura das Letras Apostólicas, que é a bula papal de nomeação, onde o Papa Francisco designou o novo bispo para a Diocese de Camaçari. Após a leitura e reconhecida a autenticidade do documento, o primeiro bispo Dom João Carlos Petrini recebe o báculo, (que é o cajado do bispo), das mãos do Arcebispo Metropolitano, Dom Sérgio Cardeal da Rocha, e o entrega a Dom Dirceu, convidando-o a sentar na Cátedra como sinal do magistério e autoridade de Pastor da Igreja particular da Diocese de Camaçari.
Em virtude do coronavírus a celebração será realizada de forma restrita com leigos representantes das paróquias e pastorais, amigos e familiares do novo bispo que virão de São João Del-Rei(MG), religiosos, seminaristas, diáconos, sacerdotes e bispos que se unirão para acolher o novo pastor.
A posse será transmitida pelo Canal do Youtube da Diocese de Camaçari.
ENCONTRO COM AS AUTORIDADES
No mesmo dia da posse canônica, haverá um encontro com as autoridades, às 9h na Igreja Senhora Santana, na Gleba A, em Camaçari.
Uma vez que a Igreja é uma instituição dentro da sociedade, com seu vasto histórico de contribuição religiosa, ética e social, o encontro do novo Bispo com as Autoridades dos oito municípios que compõem a Diocese de Camaçari, visa ser a ocasião referencial de conhecimento mútuo, acolhida e partilha. Este momento marca uma nova etapa, em que a Igreja Diocesana, na pessoa do seu novo pastor, evidência sua abertura e seu desejo de colaboração mútua, a fim de que todos tenham vida e a tenham em abundância.
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros nascido em 28 de março 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires na cidade natal.
Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.
Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2 da CNBB foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja. Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João del-Rei de 2002 a 2004 e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade de Prados (MG).
Exerceu a função de subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF de junho de 2019 a outubro de 2021.
Foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o segundo bispo da Diocese de Camaçari no dia 27 de outubro de 2021. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 04 de dezembro de 2021 na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei(MG). Seu lema episcopal é “In verbo tuo” – Na tua Palavra (Lc 5,5).
*Reprodução: Diocese de Camaçari
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50