Depois de dois anos com procissões motorizadas passando pelos bairros da cidade, os fiéis católicos pradenses puderam voltar a celebrar o Corpus Christi da maneira tradicional.
Uma multidão de fiéis acompanhou ontem às Celebrações. Pela manhã houve missa e primeira comunhão, e o ponto alto da Celebração ficou para a tarde de quinta, quando os fiéis participaram da Procissão pelas ruas centrais de Prados, que estavam todas enfeitadas pelos tradicionais tapetes e pelas casas ao longo do trajeto, muitas com lençóis e flores.
A procissão foi encerrada com missa na matriz. Houve arrecadação de agasalhos e alimentos.
O Corpus Christi
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do Catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano 4°, em 1264, para ser Celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da Freira Juliana de MontCornillon.
“Corpus Christi”, em latim, significa “corpo de Cristo”. Trata-se de uma festa móvel Católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o Catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas Procissões Católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.
O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto e se espalhou pelo país, hoje é tradição em vários cantos do Brasil. Em cada região acabou havendo uma adaptação desse costume, mas de maneira geral são tapetes de serragem como em Prados e região, sal, areia ou outros materiais coloridos que, retratam passagens bíblicas e símbolos da Eucaristia.
*Fotos: Paróquia de Prados
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50