Se você mora em uma cidade pequena, sobretudo em uma com celebrações muito tradicionais como Prados, o som dos sinos certamente faz parte da sua vida.
Por aqui, desde sempre eles anunciam festejos, falecimentos, ritos da Semana Santa, são enfim parte viva da cultura da comunidade.
Na tradição católica, a utilização dos sinos remete ao Século V, e aqui em Prados, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que ostenta 3 séculos de existência, possuímos um sino chamado “Tota Pulchra”- Sim, os sinos têm nome, e recebem esses nomes em cerimônias de batismo, que não são como batismos de pessoas, mas sim são cerimônias de consagração – e após 58 anos de imensuráveis serviços prestados à comunidade, ele sofreu uma rachadura, tempos atrás tentaram inclusive repara-lo, mas a rachadura aumentou e sua sonoridade foi afetada.
Esse sino será agora trocado por um novo, que está sendo produzido em um processo lento e delicado, por uma tradicional empresa do interior de São Paulo.
O que acontece com o sino antigo?
O sino é parte da tradição de nossa cidade, e mais que isso, é tombado pelo IPHAN junto ao conjunto da igreja, ele terá um destino nobre após a substituição.
Mesmo sem poder mais ser tocado, será movido para a torre esquerda da Matriz, onde, em repouso, continuará a fazer parte da história da igreja. O novo sino deve chegar ainda neste ano.
*Fotos 01 e 02: Sino antigo/ Fotos 03 e 04: Novo sino em desenvolvimento
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50