Choveu forte mais uma vez no fim da tarde de ontem em Prados, e com córregos já cheios e barrancos saturados, desmoronamentos e alagamentos começam a ocorrer na cidade.
Na última sexta, um trecho na estrada que liga Prados a Vitoriano Veloso já havia desmoronado, ontem foi a vez de um barranco na “Estradinha Velha”. Ainda no bairro da Rua de Baixo, o córrego Central subiu muito, registrando pontos de alagamento próxima à “igrejinha” e ao antigo curtume, onde hoje funciona a garagem da Prefeitura.
Região
Pela região, a chuva também tem causado estragos. Carandaí já registrou alguns pontos de alagamento, na noite de ontem Dores de Campos também teve alagamento do córrego Patusca e algumas ruas foram interditadas, Barroso está em alerta cm o nível do Rio das Mortes e em Barbacena houve um desabamento que infelizmente tirou a vida de um homem.
Em Minas, 20 pessoas já morreram durante o período chuvoso, e de setembro até agora, Minas Gerais registrou 10.816 pessoas desalojadas – que precisaram desocupar os imóveis, mas se deslocaram para as casas de parentes ou amigos, e outras 1.974 ficaram desabrigadas – foram para abrigos públicos em função de danos ou ameaças de danos em seus domicílios. São 131 municípios em situação de emergência em Minas Gerais.
Estradas
Motoristas devem estar atentos. Pela região há diversos pontos com problemas parciais. Um exemplo é a BR 040 próximo a Santos Dumont e a MGC 265, próximo a Mercês, caminho muito usado por quem vai da nossa região para o Espírito Santo, lá há uma ponte que caiu há cerca de 3 anos e o governo estadual fez um pequeno desvio, nunca mais foi concertada a ponte e agora o desvio foi interditado pela subida da água.
Cuidados
Entre as principais dicas para prevenção às chuvas estão as recomendações para que as pessoas nunca se abriguem embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas; evitem trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras; e não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.
Além disso, recomenda-se à população evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.
Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193. Se houver sinal de trincas na estrutura da casa e movimentação de solo a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e chamar o 199.
Abaixo temos fotos e vídeos registrados ontem em Prados:
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50