Para gastar menos com cada abastecimento sem reduzir o uso do veículo nem trocá-lo por outro mais eficiente, não tem jeito: a saída é buscar formas de reduzir o consumo do carro que você já tem.
Manter em dia a manutenção é fundamental para você atingir essa meta; também vale a pena rever alguns hábitos ao volante – se você não quiser, literalmente, queimar dinheiro.
Mesmo seguindo essas premissas, existem alguns vilôes nada óbvios que fazem o carro beber mais e a maioria das pessoas não se dá conta. Selecionamos cinco deles.
Incrementar o automóvel com acessórios não originais, especialmente sistemas de som potentes, é uma prática tão popular que movimenta um enorme mercado.
Muitos não percebem, porém, que a instalação desses itens faz com que o carro beba mais.
Equipamentos de som potentes exigem mais do alternador, que os abastece com eletricidade a partir do movimento do motor. Quando mais energia é requerida, mais combustível é gasto”.
“Ao reter menos carga, a bateria fornece menos tensão e sobrecarrega o alternador e a respectiva correia. Também ocorre maior variação de tensão no sistema. Isso eleva a incidência de pane elétrica, acompanhada por danos a uma série de componentes”, alerta Franieck.
De acordo com o engenheiro, peças como lâmpadas, ventoinha, motor de arranque e o próprio alternador podem ter a durabilidade seriamente comprometida.
O estilo agressivo de condução também cobra seu preço ao acelerar o desgaste do motor e também dos freios, da suspensão e até dos pneus.
ncher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência”. Everton Lopes, engenheiro.
Os vapores que emanam do tanque são altamente tóxicos e poluentes – daí a importância de manter o cânister em bom estado.
A orientação é de interromper o abastecimento assim que gatilho for desarmado, proporcionando nível adequado e seguro.
“Dirigir durante menos de 15 minutos nem esquenta o óleo do motor, impossibilitando a lubrificação adequada. Tem carro com baixa quilometragem que apresenta mais desgaste na comparação com um exemplar mais rodado, que no entanto funciona a maior parte do tempo na temperatura ideal”, ensina Erwin Franieck.
“O motor se torna mais eficiente, ou seja, apresenta menor consumo, quando respira bem. Isso envolve diretamente os filtros, que ficam saturados com o passar do tempo”, destaca Everton Lopes.
Fonte: UOL
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