Chegou ao fim mais um Carnaprados, uma edição especial, afinal 2023 teve folia depois de dois anos de pandemia. O povo queria festa, o povo foi pra rua, e o povo curtiu a festa.
O carnaval desse ano parece ter tido uma cara diferente, aliás, uma festa popular como essa vai mesmo se moldando ao longo do tempo, assume formas próprias e absorve o que acontece ao seu redor naquele tempo. No carnaval, parece ser mesmo o povo que vai moldando a festa.
Tinha menos gente na praça em 2023 do que em outros anos, tinha menos gente também nos blocos em 2023, mas por outro lado, vimos uma proliferação de novos blocos, além da consolidação de outros, o que mostra que os foliões querem mesmo é protagonizar. Aparentemente, tivemos também menos bate e volta, menos problemas de trânsito, e também menos foliões “esporádicos” alugando casas em Prados, muito disso pode se dever a força que ganhou o carnaval de BH (de onde vinha muita gente), e também do avanço e popularização dos carnavais em outras cidades aqui da região, como Resende Costa, Dores de Campos e Barbacena.
Com menos gente “esporádica”, a praça ganhou um “ar de tempos atrás”, com muita gente local, acompanhada de parentes, amigos e pessoas que já tem algum tipo de ligação com a cidade. Uma outra particularidade foi que com menos foliões de fora alugando casas no centro, observamos um aumento de pradenses que fizeram seus próprios camarotes em espaços da região central.
Um ponto que, ao longo dos dias de folia observamos gerar discordância foi o repertório musical, voltado à mais músicas atuais do que tradicionais, algo que pode ser repensado ou levado em consideração para eventos futuros. Os shows agradaram, a volta da espuma e chegada da água do caminhão também.
Havia incertezas com relação ao acesso e devido a pouca informação divulgada pelos organizadores nos dias que antecederam o evento, mas no fim, a segurança e a organização se mostraram eficazes no centro da cidade.
Segundo a Polícia Militar, tivemos apenas 4 incidentes que merecem destaque, todos ligados a agressões contra mulheres (Maria da Penha), dois aqui na região central e dois no Bichinho, um deles com lesão grave. Fora isso, segundo o Tenente Luciano, apenas incidentes simples, normais para locais de multidão, ele avalia que o evento foi um sucesso no ponto de vista da segurança.
Gil Santos, secretário de cultura, também avaliou positivamente o carnaval, afirmou à nossa equipe que tudo saiu dentro do programado, e que o evento deste ano serve de parâmetro para os próximos, com relação a alterações de divulgação e organização que foram tomadas. Segundo ele, o CarnaPrados teve uma média de público em torno de 4 mil pessoas/dia.
Faltou algo?
Hum, nossa matéria sobre carnaval ressaltou mudanças, mas a gente deixou pro final do texto um ponto importante, aquele que não muda… as bases de toda a tradição do CarnaPrados continuam sólidas com Gato Preto e UCA dando show de organização, beleza e dedicação… dedicação de passistas e de muita gente nos bastidores, que juntas fazem com que o Carnaval de Prados sofra mudanças ao longo dos anos, mas que jamais perca a sua identidade. Clicando aqui é possível ver como foram os desfiles.
E pra finalizar, se programe aí, faltam 350 dias para o CarnaPrados 2024.
*Fotos: Rodrigo oliveira, Carta e Seus Curingas, Luis Cláudio Carvalho, Leo Moura, Maria Isabel Santana, Sandra Muniz, Cássio Murilo.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50