Esta quarta-feira de cinzas (22) foi especial para a Igreja Católica. Juntamente com a tradicional missa com a imposição das cinzas na testa dos fiéis, realizada nas paróquias, houve a abertura da Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Tivemos duas missas em Prados: as 18:00 em Pinheiro Chagas e as 19:30 na Matriz. Segundo a tradição católica, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.
Campanha da Fraternidade
Iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “a Campanha da Fraternidade convida, a cada ano, os católicos a viverem a fé com gestos concretos de amor ao próximo, efetivamente agindo para promover mudanças sociais”, conforme documento divulgado pela Arquidiocese de BH.
Em 2023, o foco é o sofrimento causado pela fome a muitas famílias – cerca de 30 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de insegurança alimentar. Na trajetória da Campanha da Fraternidade, as paróquias são incentivadas a desenvolver iniciativas de combate à fome, intensificando ainda mais as ações solidárias. No Domingo de Ramos (2), abertura da Semana Santa deste ano, a oferta dos fiéis durante as missas será integralmente destinada a quem não tem o que comer.
*Fotos: Paróquia de Prados
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50