Esta edição impressa do Prados Online que circula amanhã (11) é importante, podemos dizer que ela seja histórica. Esta edição de Março de 2023 é a nossa centésima edição impressa.
Há muito o que se comemorar aqui… Não é fácil, na verdade não é nada simples mesmo manter um meio de comunicação funcionando em uma pequena comunidade como a nossa, já seria complicado online, e acreditem, é ainda mais complexo quando falamos em um jornal impresso. Tal tarefa demanda um malabarismo financeiro, aliado a muita força de vontade de várias pessoas envolvidas, o incentivo de muita gente, a noção de que essa é uma função social necessária, além é claro, do mais importante, um público que em pleno 2023 adora ler um jornal de papel.
E é essa combinação de fatores que temos aqui em Prados, com o Prados Online, que ainda tem uma particularidade extra: Diferente de 99,9% dos jornais em circulação que sempre foram jornais que tiveram que migrar para versões online, aqui temos o contrário, como muito bem destacou em uma conversa um dia, o amigo Pedro Mousinho, o Prados Online nasceu na internet e é um caso singular, de site que virou jornal impresso porque quis virar jornal impresso, pra ser democrático e chegar a todos.
Eu (Rodrigo Oliveira) também já ouvi na gráfica que nos atende há quase uma década, que o Prados Online é um dos raros casos de jornais longevos que eles conhecem por lá, que jornais não costumam se sustentar e acabam parando pelo meio do caminho.
Sim, é longevo, e é gratuito, um orgulho pra gente. Desde o início esse era o desejo, distribuí-lo de graça e em vários cantos da cidade, isso acontece porque dezenas de comerciantes gentilmente cedem espaço para o jornal, e empresas nos ajudam a custear a impressão.
Informar de maneira séria, isenta, trazer novidades, conquistas, dia a dia político, notícias felizes e outra nem tanto. Faça chuva ou faça sol, tudo isso é encontrado no Prados Online impresso, que é um resumão do que é publicado ao longo de um mês em nosso portal, e que teve suas primeiras edições rodadas artesanalmente aqui em Prados, por mim mesmo, pelo Pedro Ferreira e pela Rovena… altas madrugadas buscando o formato ideal, imprimido de maneira lenta, e depois entregando, coisas que a gente lembra com carinho. Após alguns testes de tamanho e padrão de impressão, lembro que encontramos uma condição de valores atraente e um tamanho que não incomodaria os comerciantes, nasceu ali o formato que perdura até hoje, agora com a ajuda de toda a equipe NP e com a entrega a cargo do nosso amigo “Pedro Piau”.
Ao longo desses anos, o jornal ganhou muitas contribuições, sugestões, críticas e ajudas valorosas como a do Estêvão Pedroso, jornalista experiente, que sempre corrigiu e nos orientou de maneira técnica e colaborativa sobre esse impresso.
Quase dez anos, cem edições… O Prados Online seguirá seu caminho ainda por muito tempo, mesmo que amanhã eu não esteja aqui, mesmo que a equipe e os coordenadores sejam outros. Este jornal tem um valor muito além do financeiro pra gente, ele é uma das bases dos valores sonhados pela NP Publicidade, tem um papel social importante, tem história, e seguirá, sim com suas limitações as quais reconhecemos, mas sim, como um relevante contador do que de mais importante acontece em nosso tempo. Obrigado a todos que tornam isso possível.
A edição de amanhã é esta abaixo, quer ler antes de todo mundo? Clica aqui.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50