Ela é de Prados, ela andou por essas terras e ela é a única mulher com a honra de carregar o título de inconfidente.
Hipólita Jacinta, que já foi homenageada recentemente pelo Senado Federal, agora terá seus restos mortais depositados em Ouro Preto junto aos de outros 16 Inconfidentes (todos homens), incluindo Tiradentes.
O evento acontece neste sábado (29), o início da homenagem será restrito a autoridades, com o descerramento de sua lápide no Panteão dos Inconfidentes, localizado no Museu da Inconfidência, a partir das 11h.
Junto à lápide de Hipólita será depositada uma caixa com terra da Fazenda Morro Alto, propriedade onde a inconfidente viveu aqui em Prados, na região onde hoje temos a Estrada Parque.
Em seguida, acontece no anexo do Museu, mesa redonda com o tema “Hipólita estava lá”, com participação aberta ao público, até o limite da capacidade do local.
O evento contará com as presenças da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, do diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, das cantoras Zélia Duncan e Ana Costa, do estilista Ronaldo Fraga e da historiadora Heloisa Starling.
Ao contrário do que foi dito no texto publicado nesta semana, os inconfidentes não eram golpistas, mas sim heróis, e mesmo não havendo registros do rosto de Hipólita, ela finalmente está tendo o devido reconhecimento por sua bravura. Ela era mulher, inconfidente, e ela era de Prados.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50