Você viu na última semana, aqui o Prados Online, que a pradense Hipólita Jacinta, única mulher inconfidente, teria seus restos mortais depositados junto aos de outros 16 inconfidentes (todos homens) em Ouro Preto.
A cerimonia aconteceu no último sábado, com a presença de personalidades e autoridades, entre elas a Ministra Carmem Lúcia, que já havia participado em 2022 de uma homenagem do Senado Federal à Hipólita, ocorrida aqui em Prados, na qual a Inconfidente foi reconhecida como heroína nacional.
Uma amostra de terra da “Fazenda Ponta do Morro” foi recolhida aqui em 21/04 e foi esta a amostra depositada no Panteão dos Inconfidentes Mineiros do museu da Inconfidência, simbolizando os restos mortais de Hipólita.
A importante cerimonia foi acompanhada por representantes pradenses: A vereadora Dilma Maria (PT), o secretário de Cultura Gilcimar Santos, além de Gustavo Gomes e Ana Clara Oliveira, da equipe da secretaria de cultura.
A honraria foi alcançada após o exemplar trabalho da historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heloísa Starling.
E é sempre importante ressaltar que esse pedaço importante da história de Prados esteve praticamente esquecido até bem pouco tempo atrás, pois por aqui pouca gente já havia ouvido falar em Hipólita, até que nos anos 90, o então prefeito Paulo Vale (PSDB) fez um primeiro resgate histórico, isso foi trabalhado junto a comunidade e escolas e virou o livro ”Da Ponta do Morro para a Liberdade, inclusive tendo esse livro servido de base para o início dessas pesquisas mais recentes.
*Imagens: Vereadora Dilma Maria
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50