É por meio do cotidiano de dois jovens com realidades socioeconômicas diferentes que o videoclipe intitulado “A morte nos nivela”, do artista musical Rodric, natural de Varginha e residente em São João del-Rei, propõe refletir questões sobre desigualdades, questões étnico-raciais e de gênero.
O curta contou com a participação de artistas locais além de ter sido gravado em partes, em Prados. Dos artistas da cidade atuaram no clipe Hemile Guimarães como atriz principal e Amélia das Graças. Hemile representa Elisete, uma jovem que tem que lidar com as frustrações diárias e limitações socioeconômicas.
A inspiração para a temática e a abordagem “foi a própria vida” diz Rodric, que tem origem familiar humilde “Há elementos do roteiro que fizeram parte do meu cotidiano. Minha mãe procurar moedas pela casa para comprar pão, guardar roupas em uma caixa de papelão, abandonar a escola para trabalhar e manter a si próprio são algumas situações que vivenciei por muito tempo”. Contudo, o cantor que também é roteirista e diretor de seus clipes explica que não é uma obra autobiográfica.
“A morte nos nivela” foi lançado em janeiro de 2023 e tem conquistado o mundo. Com mais de 11 mil visualizações no Youtube, o Clipe foi selecionado para a Exposição Internacional de Artes no mês de março em Portugal e no mês de abril em Espanha, evento organizado pelo Vem Sac. Em Portugal, o videoclipe foi consagrado na categoria como melhor videoclipe. Ainda em abril, “A morte nos nivela” foi selecionado para a Mostra na Oposta Arte e Coletividade em São Paulo.
Agora em junho mais uma surpresa: o vídeo está participando do Festival Transforma Música em parceria com Hits Perdidos, evento que acontece entre os dias 9 e 23 de junho no Centro Cultural Olido, um espaço cultural da Secretaria Municipal de São Paulo. A mostra de videoclipes do Transforma Música denominada como Queer Views “surge como um espaço de visibilidade e valorização da produção audiovisual de artistas LGBTQIAP+ brasileiros que abordam temas relacionados à corpo, tecnologia, gênero, sexualidade, precariedade e loucura, entre outras dissidências, e busca ampliar as vozes e olhares que transitam em universos subalternos, minoritários e periféricos…” de acordo com o Transforma Música.
Rodric diz que está em processo de composição do novo álbum musical intitulado como Bobo Sapiens, um projeto que une música e educação. O artista também é professor de História e irá lançar até o mês de setembro 14 faixas musicais com temáticas históricas.
Conheça mais sobre o trabalho de Rodric:
https://www.youtube.com/@RODRIC.OFICIAL
https://www.instagram.com/rodric.oficial/
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50