Grandes shows, evolução do plantel e tranquilidade marcaram a edição 2023 da ExpoPrados, que terminou no último domingo.
Oficialmente o evento aconteceu entre quinta e domingo, mas na verdade começou antes, seja com a cavalgada do sábado anterior, seja com o povo que ignora a data e na terça já estava lá, no Parque de Exposições.
Aliás, na quarta já teve show, do nosso amigo Igor Violeiro, que abriu a festa do povo. Daí por diante, o que se viu foi um desfile de grandes shows, que terminaram só no domingo a noite, muito bem encerrado pela veterana Jayne e seu eterno “Mississipi”. Aliás, nos shows, vale um destaque especial o show infantil da Alegrart, que aconteceu no domingo a tarde e foi um grande sucesso para a molecada.
Os organizadores estimam que algo em torno de 27 mil pessoas circularam pelo evento ao logo de todos os dias. Segundo Gilcimar Santos, secretário de cultura, o evento sempre tem pontos a serem revistos e melhorados, mas saiu dentro do programado, com bons shows, revista na entrada, trânsito que funcionou melhor que em anos anteriores. Para ele, o balanço foi positivo.
Estamos falando de uma exposição agropecuária, show é bom, mas o evento tem que ser interessante para o agronegócio local, e foi. Guilherme Moura é presidente da Associação dos Produtores Rurais de Prados, e pra ele o evento foi positivo também.
Um exemplo segundo Guilherme, é o torneio leiteiro, onde tivemos um aumento médio de 2 litros de leite produzido por vaca ao dia, se comparado ao ano passado, o que mostra a evolução genética e o bom trabalho realizado pelos produtores no dia a dia. A grande campeã do torneio foi a vaca “Alemanha”, do proprietário Marcos Donizete, da Fazenda Muniz.
Na morfologia, a grande campeã foi a novilha “Bailarina” de Carlos Alexandre figueiredo. Ainda falando em morfologia, um marco, Prados realizou o primeiro julgamento morfológico de caprinos de todo o Campo das Vertentes, o que mostra uma nova janela de oportunidades aberta aqui.
E por falar em oportunidades, empresas de máquinas agrícolas, genética e nutrição animal estiveram presentes, fomentando ainda mais melhorias para os produtores pradenses.
Não acabou não: teve rodeio, mesa da amargura, desfile de carros de boi, cavalgada das patroas, e uma boa estrutura de barracas. O tempo ajudou, sem chuva tudo correu bem.
Aliás, falando em correr bem, conversamos também com o Tenente Bruno, que nos disse que o evento ocorreu dentro do previsto pela Polícia Militar, algumas ocorrências corriqueiras de locais com aglomeração, mas nada que mereça destaque, houve multas a quem estacionava onde não deveria e blitz de lei seca, que pegou aqueles que insistiram em beber e dirigir.
O Tenente ressaltou ainda que recebeu importante reforço policial da Polícia Rodoviária Estadual, e que também teve a valorosa ajuda do público ordeiro presente.
Parabéns aos organizadores, aos produtores, ao pessoal da segurança, e ao povo, pois é só quando todos trabalham juntos, que temos um grande evento como este.
*Imagens cedidas por: Gilcimar Santos, Guilherme Moura, PMMG, Prefeitura, Francismar Alencar.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50