Minas Gerais pode enfrentar uma nova epidemia de dengue em 2024. Nos primeiros dias deste ano, o Estado registrou aumento de casos acima do esperado para o período, e inclusive doença pode ter feito uma vítima já neste ano, uma adolescente da cidade de Timóteo, cuja morte é investigada.
Aqui na região, cidades como São João del Rei, Barroso e Dores de Campos já registraram casos neste ano. A Prefeitura de Dores já emitiu alerta através da imprensa, e Barroso por exemplo, registra alto índice de casos.
Prados
Conversamos no início da manhã desta sexta-feira (12) com André Neves, agente de combate a endemias da Prefeitura de Prados. Segundo ele, Prados ainda não registrou nenhum caso neste ano, o que não é motivo para relaxar.
Pelo contrário, André nos informou que um levantamento rápido está sendo feito nesta semana nos bairros, para confirmar (ou não) a presença de larvas do mosquito na cidade, e localizar possíveis áreas com necessidade de ações.
Ainda segundo André, outras ações como a utilização de um caminhão para recolher lixo não convencional e entulho nos bairros serão divulgadas em breve pela Prefeitura.
Prevenção
Cada um pode e deve fazer sua parte, a dengue é uma causa de todos. Por favor colabore, não deixe ao redor de casa recipientes que possam acumular água parada no período chuvoso, e atenção a lotes sujos.
É responsabilidade dos proprietários manter seus lotes organizados, e vizinhos que vejam lotes sujos, ou locais com acúmulo de água parada, podem fazer denúncias ao setor de epidemiologia da Prefeitura.
Sintomas
Em caso de febre alta, prostração, náuseas ou dores pelo corpo, sobretudo nas articulações e atrás dos olhos, procure um posto de saúde.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50