O governo de Minas Gerais entregou neste domingo (21) a Medalha da Inconfidência, a maior honraria distribuída por nosso estado, sempre entregue na data dedicada aos inconfidentes a pessoas que se destacaram por seus feitos.
O ex-Presidente Fernando Henrique foi o grande homenageado com o Grande Colar da Inconfidência, o mais alto grau da honraria, a homenagem faz referência aos 30 anos de Plano Real.
E ali, nas terras onde junto aos outros inconfidentes repousa a heroína pradense Hipólita Jacinta, neste domingo foi outra pradense que nos encheu de orgulho. A cientista Deborah Carvalho Malta – Professora do Magistério Superior Federal de Minas Gerais, foi um dos 40 nomes a receber a Grande Medalha, a honraria que em hierarquia, sucede ao Grande Colar.
Com uma carreira de grande reconhecimento no Brasil e no exterior, toda de vermelho, Déborah recebeu a medalha das mãos do Governador de Minas.
A cerimonia
A solenidade foi realizada em dois momentos distintos. Primeiro, a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros, realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.
Na sequência, ocorreu o ato de entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Em 2024, foram 171 agraciados que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um), honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50