Em nossa coluna, “histórias que ouvi e histórias que vivi” temos procurado trazer notícias históricas, que nos fazem viajar ao passado de nossa terra, a que trazemos hoje certamente poucos já ouviram falar, quando tivemos uma Pradense eleita Miss Prados e logo após Miss Minas Gerais, Maria Adahyl de Campos Pereira, não tendo como participar das provas do Miss Brasil 1930, por não ter chegado em tempo da Capital Federal, então Rio de Janeiro, quando no dia 14 de setembro, a Srtª Yolanda Pereira, representante do Rio Grande do Sul, foi eleita Miss Brasil, por 9 votos contra 6 dados a Miss São Paulo, classificada em 2º lugar.
De acordo com Luis Fonseca, pradense residente na capital mineira, apaixonado por fotografia e histórias de Prados, nossa ilustre conterrânea nasceu em Prados em 11/11/1906, filha de Dr. Aristóteles Pereira e D. Antonieta Campos, tendo sido batizada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em 12/12/1906, pelo vigário Pe Eustáquio Heria. Seus parentes próximos são os descendentes do Cel João Luiz de Campos, filhos do Dr Chagas e D. Zezé. Na fotografia, que ilustra esta matéria, Maria Adahyl faz uma dedicatória ao tio dela Sr. Bieca (Gabriel das Chagas Campos) pai do Dr. Chagas.
Os pais do Sr. Bieca moraram no Prédio onde foi o ginásio, recentemente Câmara Municipal. Sr Bieca morava no casarão rosa em frente a Lira Ceciliana.
Trazer estas histórias para nossa coluna só tem sido possível graças ao saudoso José Bonifácio Vale, Zé Tatá, em seu livro “Prados, história e tradições” e ao também saudoso Dario Cardoso Vale, autor do livro “Memória Histórica de Prados, pradenses ilustres, que com suas obras imortalizam e não deixam cair no esquecimento estas apaixonantes histórias que nos enchem de orgulho e curiosidade.
MISS PRADOS
E MISS MINAS GERAIS
“ Vindo do Rio de Janeiro, onde estava residindo com sua família, chegou a Prados , no dia 22/06/1930, às 6 horas da noite, a nossa distinta compatrícia, Senhorita Maria Adahyl de Campos Pereira, há pouco eleita Miss Minas Gerais, no Concurso Internacional de Beleza de 1930, processado no Brazil” Assim noticiava o nosso semanário “Cidade de Prados”, em 19 de julho de 1930.
A nossa sociedade, na oportunidade, recebeu com carinhosa e retumbante festa a nossa meiga e formosa Miss, que aqui veio matar saudade de sua querida terra natal e visitar pessoas caras.
Miss Prados foi recebida em frente ao “Hotel Fonseca”, na Rua Cel José Manoel, por uma compacta multidão de mil e tantas pessoas, entre as quais, todas as senhoritas pradenses, muitas famílias, autoridades, pessoas gradas, numerosas crianças ao som da Banda de Música, no meio de entusiásticos vivas e palmas, e ao estrugir de foguetes. Ao descer do luxuoso automóvel ( um Buick) que a trouxe da Estação de Prados, a graciosa homenageada foi abraçada por todas as senhoritas presentes, suas amigas, e cumprimentada por numerosos cavalheiros. Usou então a palavra, o Dr Antônio Patrício de Assis, com um discurso alusivo ao acontecimento apresentando à nossa querida Miss, em nome do Povo de Prados, as boas vindas, e oferecendo-lhe em nome das moças da cidade um lindo ramalhete de flores naturais eu a Srta Floripes Reis, classificada em 2º lugar no concurso de beleza aqui processado, entregou à sua colega, recém-chegada. Miss Prados, tomada de emoção, agradeceu em frases ligeiras e carinhosa recepção que acabava de receber de seus conterrâneos.
Logo depois, ainda em meio a vivas e palmas, nossa Miss seguiu acompanhada por todas as senhoritas presentes e por outras pessoas mais até à suntuosa vivenda de sua veneranda Avó (Sá Lia), em cujo salão nobre esteve em agradável palestra com os presentes e depois fez um passeio pela cidade, estando em casas de pessoas amigas.
No dia 09/07/1930, pela manhã, partiu daqui para Belo Horizonte, acompanhada de ilustre comitiva a formosa Pradense Srta Maria Adalyl, Miss Prados que, eleita Miss Minas Gerais foi aquela Capital receber a faixa simbólica. Ali a Miss Minas Gerais foi acolhida pelo povo em geral, com as maiores demonstrações de carinho, simpatia e admiração, ficando todos convencidos de sua rara beleza física, porte fidalgo, fina educação, meiguice e amabilidade sem par. Uma multidão popular foi espera-la na Estação da Central e a acompanhou ate a casa do Desembargador Oliveira Andrade, onde se hospedou.
A cerimônia da colocação da fita simbólica realizou-se no Teatro Municipal, às 20 horas do dia 10, com muita solenidade. Depois de um belo discurso pronunciado pelo Dr. Luiz de Medeiros, redator do Estado de Minas, o Dr Odilon Braga, Secretário de Segurança e Assistência Pública, representando do Presidente Antônio Carlos, passou a faixa à Miss Minas Gerais e que foi feito pela senhorita Wanda Braga entre aplausos do público presente. O Baile que o Clube Floresta ofereceu à Miss Minas, nessa mesma noite, foi uma festa muito encantadora.
O Dr. Odilon foi o primeiro a dançar com a sucessora de Jesuina Pimentel. À meia-noite foi servida uma rica mesa de doces e champagne, fazendo-se ouvir alguns oradores. Em nome da Srta Maria Adahyl, agradeceu e ergueu um brinde ao Clube Floresta o universitário Dalmo Pinheiro Chagas. Miss Minas recebeu vários e valiosos presentes, recebeu várias visitas e manifestações, e passou por diversos recantos da Capital Mineira.
No dia 12 de julho, embarcou para a Capital Federal, acompanhada da Senhorinha Zilah Campos de Andrade, Senhora Desembargador Oliveira Andrade e senhorinha Lygia Fonseca.
Enfim, Maria Adahyl, Miss Prados e Miss Minas Gerais, soube elevar bem alto na Capital de Minas o nome de Prados, sua querida terra natal.
O Clube Artur Azevedo da vizinha cidade de São João del Rei, ofereceu à Miss Minas Gerais e a Prados, sua terra natal, no dia 13 de agosto, uma festa intitulada “Festa das Flores” . Ali, antes de começar o espetáculo que constou de representação da engraçadíssima “revista” de Souza Bastos “Tim Tim por Tim Tim”, desempenhada por artistas amadores de São João del Rei, Maria Adahyil, Miss Minas Gerais, foi muito ovacionada. A Banda do 11ª Regimento de Infantaria Abrilhantou a solenidade, a pedido de Juca Lopes ( José Lopes Sobrinho) que aliás foi quem planejou tão linda festa promovida pelo referido Clube Teatral Artur Azevedo do qual era sócio e artista amador.
Reproduzimos aqui no soneto de João do Canto ( Prof. Crysólito Chaves), feito em agosto de 1930, em homenagem a Srta Maria Adahyil.
“MISS MINAS”
Quando ela passa – essa ideal figura
Que simboliza a plástica, a beleza.
Tudo se curva à excelsa formosura.
Ao seu donaire nobre de princesa.
Quando ela passa – cheia de candura
Peregrina de graça e de pureza.
Domina logo toda criatura
Dos seus encantos invulgares presa.
Quando ela passa, linda e sorridente
A desprender feitiços e meiguice.
Suplanta e arrasta o coração da gente.
Quando ela passa, a multidão ao vê-la
Fica absorta, é como se fulgisse
O clarão rutilante de uma estrela!”
Finalmente em 14 de setembro, Miss Minas Gerais, voltou a Prados, aonde se lhe fizeram muitas homenagens, constando de animadíssimo baile realizado no edifício da Municipalidade, quando se fez a entrega solene à homenageada de um belo e custoso mimo, para esse fim adquirido pela Câmara Municipal. Coube ao Professor Antônio Américo fazer esta entrega, precedida de breve discurso. A srta Maria Adahyil leu um pequeno discurso de agradecimento. Às 11 e meia horas foram servidas aos presentes mesas fartas de frios saborosos, finíssimos doces e licores. A ornamentação da sala esteve a cargo do sr. João Batista da Silva ( João Tianinha) auxiliado pro Sílvio Campos e Paulo Américo, e agradou pelo bom gosto revelado. Todos atos decorreram em meio á máxima cordialidade e completa alegria.
Ainda no dia 14 de setembro, a Srta Yolanda Pereira, representante do Rio Grande do Sul, foi eleita Miss Brasil, por 9 votos contra 6 dados à Miss São Paulo, classificada em 2º lugar . Maria Adahyil – Miss Minas Gerais, não pode tomar parte nas provas do grande certame por não ter chegado a tempo à Capital Federal.
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50