Aumenta a preocupação com o abandono de cães em nossa cidade. Desta vez, o alerta veio da moradora do bairro Rua de Baixo, Jaqueline Sousa, que enviou ao Prados Online uma foto de três filhotes abandonados esta semana, supostamente deixados por uma pessoa não identificada que passou pelo local de caminhão.
O abandono de animais não é apenas uma questão moral, é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Quando há maus-tratos, a pena pode ser aumentada em até um terço. Casos como esse precisam ser denunciados à Polícia Militar, com registros em fotos ou vídeos que possam auxiliar na identificação e punição do responsável.
Uma Rede de Proteção Voluntária
Em Prados, a ausência de um abrigo ou instituição pública para acolher animais abandonados agrava o problema, que acaba sendo enfrentado por uma rede informal de protetores. O grupo “Patrulha Animal Prados” reúne voluntários comprometidos em ajudar os cães a encontrar lares seguros e em auxiliar famílias que têm dificuldades em cuidar de seus pets.
O ex-vereador Daniel Carvalho, é integrante da Patrulha Animal, e destaca a responsabilidade que os donos devem assumir. “Quem tem uma fêmea deve, sempre que possível, castrá-la. Existem mutirões gratuitos para isso. E se a fêmea não castrada teve filhotes, a pessoa tem a obrigação de cuidar deles e buscar adotantes. Abandonar não é solução e, além de ser um ato cruel, é crime”, enfatiza.
Daniel ainda deu uma orientação, segundo ele “existe um TCP assinado no Ministério Público pelo Prefeito Juninho voltado para o controle populacional de cães e gatos. Outro ponto preocupante são os casos de animais de rua que estejam doentes e que precisem de socorro, nesse caso a população deve procurar a Prefeitura, pois eles têm a responsabilidade de prestar socorro”.
O Alerta
O abandono de animais é um problema sério que afeta toda a comunidade. Além do sofrimento imposto aos animais, isso pode gerar questões de saúde pública e até segurança, como o aumento de cães de rua em busca de alimento. Por isso, a denúncia é essencial. Se você presenciar uma cena de abandono, ligue para a Polícia Militar, registre o momento e ajude a responsabilizar o culpado.
Precisamos, como sociedade, encontrar soluções sustentáveis para esse problema. Enquanto o poder público não se organiza para oferecer apoio estrutural, a responsabilidade recai sobre cada um de nós. Não abandone, não silencie, denuncie à Polícia Militar.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50