Durante o último fim de semana, Coronel Xavier Chaves se transformou em palco para a celebração da cultura, da gastronomia e das tradições mineiras com a terceira edição do Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes. E entre os momentos mais marcantes do evento, que reuniu milhares de pessoas de toda a região, esteve a participação, produtor do Queijo Matuto, na Cozinha Show.
Com fala serena e cheia de sentimento raiz, Marciel compartilhou sua história de vida com o público presente no workshop sobre queijos maturados. Contou sobre a rotina em parceria com seus animais, a força do trabalho familiar e o orgulho de levar adiante um modo de vida simples e verdadeiro — o “jeito matuto” de ser, que tanto representa as raízes da nossa terra.
Mais do que produzir queijos de alta qualidade, Marciel é hoje um símbolo da resistência cultural e da potência do campo mineiro. Seu trabalho vai além da produção: ele promove experiências gastronômicas únicas e recebe turistas em sua propriedade, encantando com sabores, histórias e hospitalidade. Um verdadeiro exemplo para novos produtores e uma inspiração para todos que valorizam o saber popular.
Além do Queijo Matuto, estiveram entre os expositores a Fazenda Fortaleza (Fazfor) e a Fazenda do Coqueiro, reforçando a força artesanal e a qualidade dos queijos de Prados. E na abertura cultural do festival, quem subiu ao palco foi o violeiro Igor Violeiro, também de Prados, com sua banda, levando muita moda boa e autenticidade ao público.
A terceira edição do Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes foi um sucesso absoluto — da organização à programação, dos sabores aos encontros — e deixou claro que nossa mineiridade, quando compartilhada com orgulho, emociona, encanta e transforma.
*Fotos: Festival do Queijo e da Cachaça das Vertentes
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50