Na madrugada desta sexta-feira (16), três cães foram encontrados mortos após apresentarem sinais de possível envenenamento, no bairro Pinheiro Chagas, região conhecida como Vila, em Prados. Além dos cães, um galo também teria sido vítima da mesma substância.
As primeiras imagens que sugerem o ocorrido foram registradas por câmeras de segurança por volta das 2h da manhã. Segundo a protetora independente de animais, Polyana Abrantes, os registros mostram os animais cambaleando, em claro sofrimento. Ao amanhecer, todos já estavam mortos e com sangue na boca.
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local. Os corpos dos animais foram recolhidos e o caso será investigado. Há suspeita de que o agente utilizado tenha sido o “chumbinho”, substância altamente tóxica proibida pela Anvisa desde 2012, cuja comercialização e uso são ilegais.
A morte desses animais, possivelmente causada de forma intencional, levanta um grave alerta sobre os maus-tratos na cidade. Envenenar animais é crime previsto na Lei Federal 9.605/98, com penas que incluem detenção e multa.
É importante lembrar que há poucos dias, o Prados Online noticiou o caso de um homem que foi preso em flagrante por atropelar deliberadamente um cão de rua aqui mesmo no município. O crime do atropelamento acendeu o debate sobre a importância da causa animal aqui no município.
Maus-tratos são crimes e não devem ser ignorados. Se você presenciou ou tiver informações sobre casos de envenenamento ou qualquer tipo de violência contra animais, denuncie. As denúncias podem ser feitas diretamente à Polícia Militar, ao setor de Zoonoses da Prefeitura de Prados, ou aos protetores independentes que moram aqui na cidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50