Outras 103 mil famílias podem perder a tarifa social se não atualizarem o cadastro até 30/6; saiba como aderir benefício:
Mais de 700 mil clientes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) podem receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. O benefício faz parte do programa tarifa social, que concede condições especiais para famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.Atualmente, a companhia concede o benefício para cerca de 772,5 mil famílias cadastradas. O objetivo é dobrar a adesão para alcançar cerca de 1,5 milhão de pessoas elegíveis em todo o estado.Necessidade de atualizaçãoOutro ponto importante é em relação aos mais de 103 mil clientes em todo o estado que já recebem o benefício, mas, por falta de atualização do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem perder o desconto, caso não realizem a renovação dos dados até 30/6.Só em Belo Horizonte, a Copasa possui quase 11 mil beneficiários com o cadastro desatualizado e, em toda a Região Metropolitana, são mais de 30,4 mil na mesma situação.Como solicitarA tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial.O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e, assim, obter o documento chamado “comprovante de cadastramento no CadÚnico”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “comprovante de cadastramento no CadÚnico”, apresentar o CPF e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso, é só aguardar a análise da documentação. Se aprovado, o benefício do desconto é concedido na próxima conta.Ações da CopasaPara alcançar o público em potencial, a Copasa lançou um pacote de incentivos para garantir que famílias carentes de todas as regiões conheçam o direito. Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício.Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito por meio do Whatsapp (31) 99770 7000, que teve o horário de atendimento ampliado de 8h às 18h.A companhia também enviou a todo o estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.A Copasa está atuando, também, em parceria com as prefeituras. As equipes de Desenvolvimento Social da Copasa estão em contato direto com os CRAS para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros.Outras ações realizadas são os plantões sociais com a Agência Móvel em bairros dos diferentes municípios e localidades nos quais a Copasa atende. Durante os plantões, os moradores poderão solicitar serviços, como atualização cadastral, renegociação de débitos, mudança de titularidade, segunda via de contas, além, é claro, da inclusão e atualização do benefício da tarifa social.A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de Webchat no site da Copasa. As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa também estão espalhadas por todo o estado.
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