Minas Gerais foi um dos grandes destaques da 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM), realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 23 e 24 de outubro. O evento, considerado o maior do Norte e Nordeste voltado ao turismo B2B, reuniu mais de 5,1 mil profissionais do setor, registrando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
Durante os dois dias de feira, o estande mineiro encantou visitantes e representantes do trade nacional e internacional com uma experiência imersiva que combinou natureza, cultura, gastronomia e acolhimento marcas registradas do turismo em Minas.
A participação do estado foi promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a Codemge, Sebrae Minas e o Instituto Mundu, fortalecendo a estratégia de posicionar Minas como um destino completo e inesquecível.
“O BTM foi uma vitrine poderosa para mostrar ao Brasil e ao mundo que Minas é um destino plural, que une história, gastronomia e hospitalidade. O público se encantou com a autenticidade e a diversidade das experiências que oferecemos”, destacou Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Inspirado nas paisagens da Cordilheira do Espinhaço e da Serra da Canastra, o estande de Minas Gerais chamou atenção pela ambientação acolhedora, em tons de verde-água e marrom, remetendo ao território mineiro. Elementos em madeira e áreas de convivência convidaram o público a vivenciar um pouco do jeito mineiro de receber.
Um dos pontos altos foi a Cozinha Show, onde os chefs Manoela Lebron e Leo Gomes apresentaram receitas típicas em aulas e degustações que despertaram os sentidos dos visitantes. Cafés especiais, queijos premiados, doces e drinks mineiros foram protagonistas em momentos que misturaram sabor e emoção.
O estande também deu visibilidade a circuitos turísticos e rotas gastronômicas que refletem a autenticidade do estado, como o Circuito do Velho Chico, Lago de Irapé, Rota do Queijo do Serro, Rota do Caparaó Mineiro, Rota do Cipó e Caminho da Agonia.
Municípios como Aiuruoca e Camanducaia (Monte Verde) reforçaram o protagonismo das pequenas cidades mineiras no cenário do turismo nacional. Também marcaram presença Walking Tour del-Rei, Dayrell Hotel e Centro de Convenções e o tradicional Mercado Central de Belo Horizonte, um ícone da cultura e gastronomia de Minas.
O Sebrae Minas foi um dos parceiros estratégicos na promoção dos destinos mineiros, atuando desde o planejamento e qualificação de empreendimentos até a comercialização dos roteiros turísticos.
“As rotas do Cipó, do Queijo do Serro, Caminho da Agonia e Rota do Caparaó Mineiro representam a essência de Minas: diversidade, religiosidade, natureza e tradição. O BTM mostrou que o turismo mineiro está cada vez mais estruturado e integrado”, afirmou Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
O BTM 2025 terminou com um saldo altamente positivo, consolidando-se como uma das principais vitrines do turismo brasileiro. Com atividades de capacitação, rodadas de negócios e lançamentos de roteiros, o evento se destacou também pelo retorno de grandes expositores nacionais e pela presença internacional de marcas como Israel e Iberia, que anunciou voos diretos entre Fortaleza e Madri a partir de 2026.
A próxima edição do evento já está confirmada para os dias 22 e 23 de outubro de 2026, novamente no Centro de Eventos do Ceará, prometendo ampliar ainda mais o alcance e o impacto do turismo brasileiro no cenário internacional.
Com sua hospitalidade genuína, gastronomia premiada e experiências únicas, Minas Gerais saiu do BTM 2025 reforçando sua imagem como um dos destinos turísticos mais completos e encantadores do país e mostrando que, em cada canto do estado, há uma nova história para viver e saborear.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50