O resende-costense Evaldo Balbino vive em Belo Horizonte e é professor e leciona Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de escritor, ele é escritor experiente, passou mais de 20 anos se dedicando a contos e poesias e hoje se dedica a escrever romances.
Balbino é o autor do livro “Os fios de Ícaro” e com este livro ele se tornou um dos três finalistas do Prêmio Saraiva de Literatura. No pódio à espera do resultado final que sairá em 4 de novembro e dará R$20 mil ao vencedor, ele já tem motivos para comemorar. Isso porque ele, a carioca Andreia Fernandes Soares Leite e o catarinense Mauro Vieira Maciel terão os livros escolhidos publicados pela Editora Saraiva independentemente do resultado.
O livro
Segundo o escritor, Os fios de Ícaro traz ao leitor as reflexões de um idoso sobre a própria vida às voltas com a Ditadura Militar no Brasil.
Nesse cenário, não se intimida em misturar realidade e delírios enquanto revisita “o mundo da infância, das paixões, da homoafetividade, da loucura, dos adultérios e dos amores desencontrados. E tudo isso numa linguagem erótica à flor da pele, permeada, em alguns momentos, por tons místicos”.
Outros prêmios
Os fios de Ícaro é o segundo trabalho de Balbino a ganhar grande repercussão. Em 2013, os contos de Amores Oblíquos venceram o Prêmio Braskem da Academia de Letras da Bahia. Ao currículo de Balbino também se somam o livro de poesias Moinho, de 2006, que ostenta o 3º lugar no Prêmio Edital Estímulo às Artes, da Fundação Clóvis Salgado; Filhos da Pedra (2000), que mereceu Menção Honrosa no Prêmios Literários Cidade do Recife; e as crônicas de Móbiles de Areia (2012) lançadas pela Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (AmiRCo).
Publicado em 29/10/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50