Com um investimento de mais de 300 mil reais a Prefeitura de Prados iniciou a segunda etapa da restauração do casarão da Selaria Estrela, um dos mais belos e mais imponentes de nossa cidade, e que por pouco não desaba diante de nossos incrédulos olhos.
As obras com o cunho de intervenções emergenciais tem o objetivo de estabilizar a estrutura e já começar o processo de restauração. Os investimentos só são possíveis pois foi firmado um acordo de cessão de uso, no qual a Prefeitura após a obra irá usufruir do local (que é privado) por um prazo de 20 anos em atividades de desenvolvimento social e cultural da população. A Prefeitura já havia feito um escoramento do imóvel em 2012.
Histórico:
O casarão da Selaria Estrela foi tombado em março de 2005 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Prados.
O imóvel foi construído em 1820 a mando do padre José Maria Pamplona. Feito de pau-a-pique, pedra, taipa e adobe. Serviu de moradia para ele e sua família, posteriormente passou a pertencer ao deputado Estadual Dr. Viviano Caldas. Em 1936 a família do Deputado alugou o casarão para a “Sra. Lumé”, que transformou o local no Hotel Fonseca e atendeu ao público até 1942, ano em que o casarão foi comprado por José Marques da Costa, onde ele residiu com a família e transformou o primeiro andar em uma selaria. Hoje a Selaria Estrela ocupa o primeiro piso do casarão e o segundo piso está interditado, devido aos riscos que oferece.
Fotos: Prefeitura de Prados
Publicado em 29/01/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50