De olho na prevenção, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São João del Rei vai oferecer testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o carnaval. Segundo matéria do MGTV 2ª edição, nesta época do ano a procura pelos exames cresce até 40% e, para facilitar o acesso, optou-se por disponibilizá-los na folia. No feriado, a cidade deve receber mais de 90 mil pessoas.
Ainda com vistas na prevenção, serão distribuídos mais de 20 mil preservativos, além de panfletos com orientações e informações sobre DSTs. Desde o carnaval passado, o CTA realiza campanhas para evitar que o número de pessoas com doenças como Aids, hepatites B e C, além da sífilis, aumentem no município. Hoje, a estimativa é de que 1.500 pessoas estejam infectadas pelo vírus HIV na cidade histórica.
A coordenadora do centro, Priscila Peixoto, explica que 90% dos testes feitos são de pessoas que tiveram relações sexuais sem proteção depois de terem consumido drogas. A população jovem, entre 19 e 30 anos, é o alvo de maior preocupação. A descoberta precoce facilita o tratamento e aumenta a qualidade de vida, mas o melhor ainda é a prevenção. “O teste vai fazer o diagnósticos, mas não queremos dar o diagnóstico desse tipo para ninguém. A gente quer que a pessoa se previna. O teste não impede a contaminação”, disse a coordenadora.
O Conselho Municipal de Direitos LGBT também vai atuar de forma preventiva nos dias de carnaval. Materiais explicativos e preservativos serão distribuídos aos foliões nos blocos. Para o presidente do conselho, Carlos Bem, a conscientização das pessoas é fundamental. “O diálogo com a juventude se intensifica com o carnaval, mas ele deve ser feito o ano inteiro”, afirmou.
Com informações do portal G1.com
Publicado em 10/02/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50