Minas Gerais ocupa a terceira posição em casos notificados de dengue em todo o país, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, Minas tem 12 mortes e quase 22 mil casos confirmados da doença.
O Prados Online fez um radar do avanço da doença na região. Confira os dados de algumas cidades:
Prados
Prados, até o momento, apesar de algumas notificações, não tem nenhum caso confirmado da doença, uma raridade na região. Mas é preciso ficar atento pois houve na cidade aumento no número de focos do mosquito.
São João del Rei
A cidade teve entre janeiro e maio 43 casos confirmados, além de 146 notificações. A cidade está considerada “em alto risco de transmissão da doença” devido ao alto número de focos encontrados (147 ao todo).
Lavras
A cidade é uma das mais problemáticas no estado, e em nossa região é a que apresenta o pior quadro. Por lá, o exército foi convocado e hoje auxilia no combate à doença, tanto em atendimento médico como em combate aos focos. Ao todo, a cidade já tem mais de 1.400 casos confirmados e quase 4.500 notificações.
São Tiago
Na terra do biscoito, já são 26 casos confirmados. A prefeitura tem intensificado, com a ajuda da população, o “policiamento” dos focos e o combate ao mosquito.
Barroso
A cidade já tem 9 casos confirmados e mais de 70 notificações, espalhadas por vários bairros do município. As autoridades tentam conscientizar a população da importância da prevenção feita por cada um.
Dores de Campos
A cidade do couro tem 3 casos confirmados, além de outros notificados que ainda estão em análise. A prefeitura intensificou o trabalho dos agentes na prevenção junto aos moradores.
Barbacena
Até o fim de março, mesmo sendo na região uma cidade de clima mais frio, o que não é bom para o mosquito, havia notificado 28 casos, dos quais 4 foram confirmados.
A prefeitura intensificou o trabalho de prevenção junto à população.
Veja os números a nível de Brasil
A região Sudeste apresenta a maior incidência de casos, com 489.636 casos, seguida pelas regiões Centro-Oeste (85.340 casos), Nordeste (97.591 casos), Sul (46.360 casos) e Norte, com 27.030 casos.
Considerando incidência por 100 mil habitantes, há epidemia em sete estados: Acre, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte e Paraná. Todos têm mais de 300 casos por 100 mil habitantes, como determina a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A dengue é uma realidade, neste ano muito agravada devido ao armazenamento de água recorrente da escassez de chuvas pela qual passamos. O importante é se ter em mente que todos nós somos responsáveis pela prevenção, basta não deixar água parada.
Publicado em 14/05/2015 às 11:54
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50