Uma comissão de senadores brasileiros irá à Venezuela amanhã (18/06)em prol da libertação de opositores ao governo de Nicolás Maduro presos no país. Liderados pelo Senador Aécio Neves, os congressistas planejam se reunir com oposicionistas e seus familiares.
Além de Aécio, fazem parte da comitiva o Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e outros congressistas, tanto de oposição quanto da base do governo do PT. Além de defender a libertação de opositores de Maduro, os Senadores brasileiros vão pedir que a Venezuela marque a data para realizar eleições diretas para a escolha do seu novo presidente.
Em abril, a Presidente Dilma já havia se manifestado a favor da libertação dos opositores ao chavismo. “Nós e o Brasil temos uma posição clara em relação ao direito de manifestação, à livre expressão. Nós não acreditamos que a oposição deva ser presa, a não ser que tenha cometido um delito”, afirmou ela na ocasião.
O grupo de Senadores brasileiros viaja em um avião da FAB, cedido pelo Ministério da Defesa brasileiro, que após dias de suspense teve sua autorização de sobrevoo e pouso concedida pelo governo do país vizinho.
Os presos Políticos
Há pelo menos três opositores presos na Venezuela: o líder do partido Vontade Popular, Leopoldo López, o ex-Prefeito de San Cristóbal Daniel Ceballos, do mesmo partido, e o Prefeito metropolitano de Caracas, Antônio Ledezma. López está em greve de fome há mais de 18 dias. Ceballos encerrou o mesmo protesto depois de 20 dias sem se alimentar.
Os presos são apoiados por ONGs, governos e mais de cem ex-chefes de Estado e de governo, que pediram ao papa Francisco que intercedesse junto a Maduro em favor deles.
Publicado em 17/06/2015 às 14:50
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50