Levantamento referente aos 6 primeiros meses do ano nas rodovias federais mostra diminuição no número de acidentes e mortes em Minas, mas há um estranho fenômeno nas mais movimentadas delas, a BR 040 e a BR 381, que mostra diminuição nos acidentes e aumento nas mortes.
Nas duas rodovias federais mais movimentadas de Minas Gerais, o número de acidentes despencou na comparação com o mesmo período do ano passado, mas as mortes aumentaram. Na 040, o 1º semestre de 2015 fechou com 1.566 batidas, número 27,5% menor que nos seis primeiros meses de 2014, quando houve 2.160 colisões. Em contrapartida, houve 109 mortes, contra 101. A situação se repete na 381, onde foram registrados 2.755 acidentes de janeiro a junho deste ano, queda de 31,18% em relação ao primeiro semestre de 2014. O número de mortes, porém, subiu de 112 para 117.
Alguns especialistas acreditam que os números indicam problemas de fiscalização, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atribui o fato a melhorias de condições das pistas, que permitem maior velocidade e, conseqüentemente, resultam em acidentes mais graves.
As rodovias da região.
Além da 381 e da 040, as BRs 459 e 364 também registraram no primeiro semestre redução de acidentes e aumento no número de mortes. Na BR-365, houve queda do total de batidas, mas o número de mortes se manteve. Todas as outras 12 rodovias federais que cortam Minas, dentre elas a 265 que vai de Barbacena a Lavras e a 363 que vai de São João Del Rei à 040, tiveram queda nas estatísticas de colisões e mortes, o que teve impacto direto no quadro geral. No primeiro semestre de 2014, 585 pessoas morreram nas federais mineiras. Este ano, houve 499 óbitos, queda de 15%.
Foto: Estado de Minas, acidente na 040 em 05/2015
Publicado em 03/08/2015 às 14:13
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