cerâmica, encontrada no local
Quatro pradenses, integrantes da Prados Vertical Speleo, tem trabalhado em pesquisas no “Complexo espeleológico da Serra Nova” (região próxima ao boqueirão). Veja o que eles já descobriram por lá.
Roberto apontando para um barramento de água
O grupo, que é formado pelo geógrafo Roberto Franco Junior, o biólogo Rafael Costa e os estudantes, Rafael Teixeira (Nauva) (Geografia) e André Costa (Agronomia), descobriram 5 cavernas na região (pelo menos 2 delas interligadas), o local foi denominado “Lapa do Jair” em homenagem ao Jair Nery, ilustre atleta pradense e amante da Serra São José.
Além das cavernas, o grupo de pesquisadores encontrou um sítio arqueológico, provavelmente do século XVIII. Foram descobertas ferramentas, barramentos de cursos de água e rejeitos de cascalho, que indicam que um grupo de homens provavelmente tenha buscado ouro ali durante algum tempo.
Segundo Roberto, eles devem contar agora com o apoio de arqueólogos que datarão exatamente o sítio e prosseguirão os estudos. Ainda segundo ele, o grupo prossegue agora com um mapeamento detalhado da área e a busca de novos achados.
Publicado em 22/10/2015 às 08:40
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50