Capaz de destruir plantações e de atacar animais domésticos, o atual inimigo dos produtores agrícolas das regiões Sul e Sudeste não pertence à fauna brasileira. Em quantidade desordenada, o javali-europeu (Sus scrofa), também conhecido como porco selvagem pode ser uma ameaça às lavouras, nascentes dos rios e também à saúde humana.
Vários grupos ambientalistas são contra esse tipo de manejo, mas com aval do IBAMA, desde 2013 os moradores dessas regiões estão utilizando a caça como medida de controle populacional do animal. Apesar da Instrução Normativa IBAMA “autorizar o controle populacional do javali vivendo em liberdade em todo o território nacional” e normatizar esse controle inclusive com armas de fogo, o texto não menciona a expressão “caça” e o instituto não a utiliza. A normativa proíbe a venda ou o transporte da carne e subprodutos de javali.
Reconhecido como uma espécie nociva pelo IBAMA, o javali europeu foi introduzido no país a partir do início do século passado para exploração comercial. A atividade não se desenvolveu, resultando na soltura e na reprodução descontrolada dos animais, que não têm predadores naturais. Desde então, a presença de grupos de javalis já foi registrada nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Acre.
Atenção, para poder caçar o animal é necessário uma autorização junto ao IBAMA.
Publicado em 23/02/2016 às 10:02
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50