Começa no próximo domingo (1/5) a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que será realizada em Minas Gerais. Produtores rurais terão até 31 de maio para vacinar bovinos e bubalinos, independentemente da idade. Deverão ser imunizados cerca de 23,9 milhões de animais no Estado.
A vacinação do rebanho permanece obrigatória e como principal forma de se prevenir contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 75,27 por cabeça. Minas Gerais completa em maio 20 anos sem registro de focos de febre aftosa no seu rebanho.
Em Prados.
Em Prados a vacinação acontece com parceria entre o IMA e o Departamento Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente (DAM). A vacinação é feita duas vezes por ano, a primeira no mês de maio e a segunda no mês de novembro. Em maio é obrigatória a vacinação de todo o rebanho, desde o primeiro dia de idade até caducando.
As cartas do produtor para a vacinação estão disponíveis nas lojas de venda da vacina e devem ser entregues no DAM ou em qualquer posto do IMA, até no máximo o dia 10 de junho.
Publicado em 28/04/2016 às 10:57
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50