Congado durante Jubileu. Foto: Blog Direto de São João del Rei
A tradição começou em 1774, foi suspensa por quase 75 anos e voltou a ganhar força em 1998. De lá para cá somou religiosidade a cultura popular, se tornou fixa no calendário festivo da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e passou a atrair todos os anos, mais de 20 mil pessoas.
O Jubileu do Divino, em São João Del Rei, começa hoje, e dá as boas-vindas ao calendário que se arrasta até o dia 15 com novena, missas, vigília, procissões e a participação garantida de grupos de Congado que desembarcam na cidade vindos de todo o Estado. Tudo isso contando, ainda, com shows musicais e as tradicionais barraquinhas com quitutes no adro do Santuário e na Praça de Matosinhos.
Tradições. As celebrações de Pentecostes são tão antigas quanto a própria Igreja Católica e fazem referência, exatos 50 dias após a Páscoa, ao momento em que o Divino Espírito Santo teria descido sobre os apóstolos de Jesus Cristo.
Em São João Del Rei os primeiros registros das honrarias ao Divino são de 1774. Na época, conta o secretário da Comissão do Divino, o Jubileu do Divino chegava a contar com cavalhadas – no estilo medieval – e era custeado por um morador local, com posses, que acabava sendo coroado como “imperador” das celebrações.
Hoje, mais de 240 anos depois, esses aspectos foram reformulados. As cavalhadas deram lugar aos grupos de Congado que saem de diferentes pontos de Minas Gerais e são recebidos no Santuário. Em 2016 serão cerca de 35 desfilando pelas ruas de Matosinhos, passando pelo interior do templo e participando, mais tarde, de uma missa especial. A recepção dos grupos culturais começa às 8h de domingo, 15, seguida por cortejo de todos os participantes a partir de 9h30 rumo à Vila Santo Antônio. Na volta os congadeiros saúdam o Imperador da festa em 2016, Nelson Abreu.
Clique aqui para conferir a programação completa.
Informações: Gazeta de São João del Rei
Publicado em 04/05/2016 ás 10:50
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50