A UFSJ acabou de anunciar que 2016 não terá Inverno Cultural. O evento que atrai grandes shows, oficinas diversas e público de várias partes do país não conseguiu os recursos necessários para custear o evento.
Apesar de não falar em crise econômica, parece que a instabilidade financeira do país afetou um dos mais importantes festivais de Minas.
É que para a realização do Inverno, a UFSJ capta recursos junto a empresas e fundos de cultura do governo. Isso acontece justamente no período em que o Ministério da Educação engoliu a Pasta da Cultura.
Leia na íntegra a nota oficial da UFSJ
A Coordenação do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) informa que não será possível a realização da edição 2016 do festival.
Até o presente momento, a instituição não obteve a captação mínima de recursos necessários à execução do evento, mesmo diante dos inúmeros esforços realizados, foi obtido apenas o equivalente a um milésimo do que havia sido captado na mesma data do ano passado.
O festival é fomentado por empresas estatais e privadas, através das leis de Incentivo à Cultura, fundos direcionados a artes integradas e emendas parlamentares.
A organização entende ainda que a revogação dos editais de concurso previne que a UFSJ assuma compromissos impossíveis de serem honrados, evitando prejuízos futuros e o comprometimento de outras atividades essenciais da universidade.
O Inverno Cultural lamenta a suspensão da edição 2016 e agradece a participação dos artistas que se inscreveram nos editais. De portas abertas para a cultura, a UFSJ conta com o apoio dos interessados no intuito de retomar o evento em 2017.
Publicado em 25/05/2016 às 10:30
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50