Oficialmente começou na noite de ontem o inverno 2016. Além do frio, essa época do ano traz também a preocupação com as doenças respiratórias. Com o tempo seco e as temperaturas baixas a irritação das vias respiratórias se tornam mais evidentes e doenças como rinite, bronquite, sinusite, asma, gripe, alergias, faringite e laringite se desencadeiam principalmente em crianças e idosos.
De acordo com os especialistas, é neste mês de julho e agosto que os hospitais tendem a ficar mais cheios por causa dessas enfermidades. Tanto quem não tem as doenças, como quem já as enfrenta de maneira crônica devem ficar atentos aos perigos da estação, como as gripes e as pneumonias.
Se a pessoa está com febre alta que aparece de repente, dor muito intensa no corpo, tosse e falta de ar, ela deve procurar o hospital imediatamente por que pode ser uma gripe mais grave como a H1N1. Já se os sintomas forem mais brandos a indicação é se agasalhar e se hidratar bastante. É preciso tomar cuidado também com a pneumonia que é mais comum em crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas e que geralmente ataca de forma grave.
Os especialistas consideram que se hidratar é a medida mais importante no combate dessas doenças nesta época do ano por causa do clima seco. Além disso, por causa do frio, as pessoas sentem menos sede e se esquecem de beber água.
Veja alguns cuidados para prevenir doenças respiratórias:
– Beber bastante água;
– Colocar toalha molhada no quarto para umidificar o ar;
– Lavar o nariz com soro fisiológico;
– Evitar contato com poeira, cheiro forte e fumaça;
– Não deixar o ambiente completamente fechado, principalmente se estiverem muitas pessoas aglomeradas. É importante deixar o ar circular;
– Se agasalhar bem, protegendo o pescoço;
– Comer alimentos mais leves como frutas e verduras.
Informações: O Tempo
Publicado em 21/06/2016 às 10:39
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50