Você sabia? Bem no centro de Lagoa Dourada, abaixo da histórica igreja do Bom Jesus e da Matriz de Santo Antônio, e próximo às típicas padarias de rocambole, está a Praça das Vertentes.
A praça foi idealizada para marcar uma particularidade da cidade e também um fenômeno único do Brasil: o divisor de águas de duas grandes bacias, dos rios São Francisco e Paraná, dentro de um perímetro urbano.
Segundo Adriano Barreto Pinto, Engenheiro Civil da Prefeitura e incentivador da construção da praça, o desejo de construir um monumento que marcasse esse encontro era antigo, desde os tempos em que seu pai, Antônio Pinto, foi Prefeito da cidade. Baseado na ideia do pai, Adriano levou a sugestão até a Prefeitura a qual desenvolveu o projeto. O principal destaque da praça é uma fonte construída para simbolizar esta importante vertente.
As águas que correm para o lado esquerdo da praça seguem para o Rio Paraopeba, que é afluente do Rio São Francisco e deságuam no nordeste do Brasil, na cidade de Piaçabuçu, localizada na divisa de Sergipe com Alagoas. Já as águas que correm para o lado direito da praça seguem outro caminho: vão para o Rio Carandaí, que deságua no Rio das Mortes, em seguida no Rio Grande e depois no Rio Paraná e por fim vão ao encontro do oceano Atlântico, na Bacia do Prata, na divisa do Uruguai com a Argentina. “São, portanto, duas vertentes opostas e Lagoa Dourada é a única cidade no Brasil em que isto ocorre”, afirma Adriano. Embora haja outras vertentes parecidas no Brasil, como na cidade vizinha Resende Costa, nenhuma se localiza dentro da zona urbana.
Informações: Jornal das Lajes / Foto: Prefeitura de Lagoa Dourada
Publicado em 15/08/2016 às 11:49
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50