Na última quinta-feira divulgamos aqui no Prados Online (relembre) que havíamos convidado os dois candidatos à Prefeitura de Prados para entrevistas com perguntas com relação as propostas de interesse da população.
As perguntas (iguais para os dois candidatos) foram enviadas por e-mail aos coordenadores das duas campanhas, juntamente com as regras que visavam transparência e igualdade, assim como também foi enviado ainda o cronograma que regia que as respostas deveriam ser enviadas ao Portal Prados Online até as 18:00 da última sexta. Apenas a coordenação do candidato Marcos Possa enviou as respostas a nossa redação, e por este motivo, os leitores então terão apenas a entrevista deste candidato, que segue abaixo:
01-Primeiramente, gostaríamos que o candidato se apresentasse, a si próprio e suas credenciais que o levam a almejar e acreditar ser mais preparado a assumir o mais alto cargo do Executivo Municipal.
Sou Empresário do ramo esportivo há mais de 30 anos, formado em administração. Há 4 anos, entrei para a política e me dediquei exclusivamente a Prados, compondo a atual administração, simultaneamente como Vice-Prefeito e Diretor de esportes. Minha experiência como Empresário, minha rede de contatos e os anos de trabalho direto com a população são meu cartão de visitas. Acredito ser hoje a pessoa mais preparada para continuar o desenvolvimento de nossa cidade.
02-Qual seria hoje a maior necessidade enfrentada em Prados, e como resolvê-la?
A diminuição dos repasses de recursos Federais e Estaduais será a maior dificuldade a ser enfrentada. Para resolvê-la temos que ser criativos na busca de recursos lastreados em projetos através de parcerias, temos que otimizar a gestão de recursos materiais, humanos e financeiros, criar condições para aumentar as receitas próprias do Município e definir critérios, com a participação da população, da melhor utilização dos recursos.
03– Prados é uma cidade pequena, e como todas as outras de seu porte, muito dependente dos repasses do Governo Estadual e Federal. Em um país que hoje enfrenta um momento político e econômico complexo, como será governar uma cidade com necessidades crescentes e arrecadação em queda?
Em primeiro lugar, garantir as conquistas sociais que obtivemos nos últimos 12 anos, nenhum passo atrás. Isto estabelecido, vamos buscar parcerias junto aos Governos Federal e Estadual, através de projetos e dos Deputados que nos apoiam, para viabilizar recursos para uma cidade que é, sob um olhar no presente e outro no futuro, histórica, turística, cultural e sobretudo criativa.
04-Se eleito for, como o senhor pretende trabalhar o turismo em Prados e ampliar a renda de grande parte da população, que hoje vive do artesanato?
Nosso artesanato, de reconhecimento nacional e internacional, pode se sustentar cada vez mais, além do lojista claro, no grande varejo que o turismo proporciona. Para incentivar este movimento precisamos nos integrar mais ao roteiro turístico já existente. Vamos buscar recursos para pavimentar o acesso do Pinhão ao Bichinho e incentivar investimentos que ampliem e qualifiquem nossa infra estrutura.
05– No que diz respeito a obras e infraestrutura, quais são suas principais propostas?
Ampliar as vias públicas do centro da cidade de Prados de forma a permitir um melhor fluxo de veículos e conforto aos pedestres com adequação dos passeios; buscar recursos que garantam a recuperação do caráter histórico de nossa cidade: calçamento, iluminação, reforma de imóveis; intensificar ações para conseguir a implantação do anel rodoviário; adequar o espaço do Parque de Exposições para sua utilização permanente pela população.
06-Como serão os investimentos em saúde em seu governo? Quais são suas principais propostas?
Além de manter as grandes conquistas conseguidas pretendemos avançar mais na atenção básica em saúde com a criação de mais uma UBS (posto) de apoio; viabilizar a implantação de mais uma equipe de saúde da Família (PSF) com extensão permanente do atendimento à totalidade de zona rural; aumentar a cobertura do atendimento em saúde bucal; fortalecer a rede de atenção à saúde mental, entre outras.
07-Candidato, gostaríamos de saber quais serão suas principais ações para os pradenses na área do Esporte?
Essa é a área onde eu atuei efetivamente nos último 4 anos, levando Prados a ser a 14ª cidade mineira onde mais se investe e pratica esporte. Vamos estimular as escolas do Município a desenvolver o esporte estudantil apoiá-las nos Jogos Escolares; incentivar e apoiar atividades físicas e recreativas para a terceira idade e portadores de necessidades especiais; manter escolas de esportes na área urbana e rural, além de manter locais para a prática informal de esportes.
08-Prados tem uma enorme zona rural, com cerca de 700Km de estradas e uma diversificada atividade no campo. Para os produtores, quais serão as principais ações de seu governo?
Conservação periódica, além de melhorias de estradas rurais e vicinais, pontes e mata-burros; apoiar a Associação dos Produtores Rurais de Prados em diversos programas comunitários: compra conjunta de insumos e fertilizantes, feira da agricultura familiar, construção de silos, drenagens e barragens; buscar parcerias para a capacitação permanente dos agricultores e pecuaristas nas diversas áreas afins à sua atividade.
09-Educação. Candidato, nesta área quais são suas principais propostas? Gostaríamos que o senhor pudesse abranger em suas palavras, de maneira geral, educação infantil, os rumos da recém inaugurada creche e também o apoio aos pradenses que estudam fora e necessitam de transporte diário.
Nós vamos ampliar a oferta de vagas na Creche Gabi, mantendo o atendimento da faixa etária de 4 e 5 anos e ofertar, gradativamente, novas matrículas para crianças de 1 a 3 anos; erradicar o analfabetismo com adesão a programa de alfabetização de jovens e adultos; estabelecer parcerias com diversos setores da sociedade para ampliar a jornada escolar, além de estender a todas as Escolas Municipais o Programa Mais Educação.
10-Candidato, por fim, gostaríamos de abrir um espaço livre para que o senhor deixasse suas considerações finais e uma mensagem aos pradenses.
Na atual gestão Municipal, fomos atingidos pelas crises: hídrica, política e econômica do mundo e do país que atingiu de forma dura nosso orçamento. Ainda assim conseguimos grandes resultados: funcionários sendo pagos em dia; a máquina pública funcionando regularmente prestando bons serviços à população e muitas obras. Esta experiência nos faz mais fortes e preparados para enfrentar adversidades e fazer uma gestão qualificada nos próximos 4 anos.
Publicado em 19/09/2016 às 08:35
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50