A segunda-feira foi agitada na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em São João Del Rei, o motivo é a PEC 241 e a revolta em torno dela. Já na última quinta, os técnicos que integram o corpo de funcionários da UFSJ deflagraram greve que teve início ontem (24) e promete se estender até o fim da tramitação da PEC.
Ainda ontem, alunos da UFSJ ocuparam a Reitoria do Campus Santo Antônio no final da manhã com propósito de protestar a favor da greve do corpo docente da instituição e contra a votação da PEC 241. A ocupação seguiu, com manifestações culturais, manifestações e produção de cartazes, os alunos se revezam no local. Assista ao vídeo do momento da ocupação:
Ao longo de todo o país, estima-se que mais de 1000 instituições de ensino estejam ocupadas, dentre elas: Universidades, Institutos Federais, Reitorias IF, Núcleos de Educação, Escolas e até uma Câmara Municipal.
Até o fechamento desta matéria, os Professores da UFSJ haviam paralisado as atividades na segunda-feira e com indicativo de continuação na terça, mas sem deflagrar greve. Em nota, a Reitoria se pronunciou ontem sobre a ocupação, afirmando que até então, o movimento não havia enviado nenhum ofício ou pedido de reunião para tratar o assunto. A Reitoria reforçou que respeita os movimentos grevistas e as manifestações a favor da educação pública, porém espera que o diálogo seja sempre a via de negociação e fortalecimento da Universidade.
Alunos da UFSJ, do Campus de Ouro Branco também paralisaram ontem suas atividades.
*Fotos extraídas da Fanpage Levante Popular São João Del Rei
Publicado em 25/10/2016 às 08:28
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50