Nesta época do ano, quando as famílias costumam viajar e deixar suas casas fechadas, o consumo de energia pode ser aferido pela média de consumo anual, caso o leiturista não tenha acesso ao equipamento de medição.
Para evitar que isso ocorra, a Cemig recomenda que os consumidores fiquem atentos à data em que a próxima leitura será feita – essa informação está presente nas faturas. Caso os moradores não estejam presentes, eles podem se programar e deixar alguém encarregado da tarefa de abrir o portão e ou receber o leiturista.
Todos os meses, a Cemig emite mais de 8 milhões de faturas de energia. O cálculo geralmente é feito pela diferença entre a leitura realizada no mês atual e a leitura feita no mês anterior. Mas, em alguns casos, a fatura é calculada com base nas respectivas médias aritméticas dos valores faturados nos 12 últimos ciclos, em função do impedimento da leitura (local fechado), provocando o acúmulo da cobrança do consumo no mês seguinte.
Uma outra solução é o próprio cliente informar a leitura para a Cemig em qualquer um dos seus canais de atendimento. Para os clientes da área rural, a leitura é feita de três em três meses, sendo que nos meses em que o leiturista não vai até o endereço do cliente, a fatura é emitida com base na média de consumo. Mas a qualquer tempo o cliente pode informar a leitura para a Cemig, evitando a emissão da fatura pelo consumo médio.
Canais de atendimento
Uma das formas mais simples de se informar a leitura é por meio do SMS. Basta que o cliente envie a palavra leitura para 29810, informe o CPF do titular da fatura e a sequência de leitura anotada no medidor.
Outra opção é a utilização do aplicativo Cemig Atende, disponível nos sistemas Android, IOS e Windows Phone. Há também a possibilidade de o cliente acessar a Agência Virtual, no site da Cemig. O consumidor ainda pode ir a qualquer agência ou posto de atendimento Cemig Fácil ou ligar para o Fale com a Cemig, no telefone 116.
Publicado em 04/01/2017 às 08:27
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