A Terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Prados começou com as palavras da Doutora Rosa Gouveia de Sousa, que é professora de medicina da UFSJ e compareceu à casa afim de explicar as vantagens que a cidade teria em firmar um convênio com a UFSJ para que médicos residentes atuem aqui.
O projeto do Executivo que trata desse convênio que pretende essa vinculação com a Universidade para a obtenção de médicos foi lido e será votado posteriormente, além dele foi lido um que faz alterações na lei orgânica e também o projeto do Vereador César Cabeção que visa diminuir os subsídios recebidos pelos Vereadores, de R$1.521,00 para R$970,00 ao mês.
Com relação a este último projeto, a Assessoria Jurídica AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes) emitiu orientação desfavorável, dizendo que projeto deste tipo não poderia partir de um Vereador, mas sim da mesa diretora, e ainda que tal projeto é inconstitucional. De toda forma, o projeto foi lido e vai tramitar normalmente, passará por comissões e deverá ser discutido nas próximas reuniões. À partir deste momento, os Vereadores subiram à tribuna para suas falas.
César Cabeção
O Vereador usou seu tempo para rebater os números de economia apresentados pelo PSDB na última sessão e fez comparativos, citando secretarias onde o quadro de funcionários foi aumentado. O Vereador falou novamente em falta de remédios e denúncias referentes a pacientes do SUS que estariam tendo que pagar por consultas fora de Prados.
Por fim, o Vereador fez uma denúncia com relação à usina de reciclagem, de que estariam abrindo valas para enterrar o lixo no local pelo fato do lixo não estar sendo triado como deveria. César ainda pediria a palavra mais tarde para afirmar que entrará no Ministério Público para pedir explicações sobre a caminhonete 4×4 que era para estar em Bichinho à serviço do PSF, mas que teve seus adesivos arrancados e estaria sendo utilizada com outros fins.
Vagner Possa
O vereador Vagner, em tom de desabafo, subiu à tribuna e afirmou que “para fechar a questão da taxa de iluminação pública da zona rural, eu sou o pai do projeto e os outros Vereadores aqui são apenas padrinhos”. Segundo ele, o real autor do projeto foi ele, o Vereador ainda fez críticas à administração municipal anterior que teria deixado dívidas para a atual (se referindo a financiamentos como o do calçamento de Pinheiro Chagas) e aos funcionários que se dizem perseguidos na Prefeitura e na verdade, segundo ele, provavelmente é porque não estão desempenhando devidamente seus papéis.
Giselda
A Vereadora lembrou do dia da mulher, comemorado em 08 de março e de seu papel fundamental para a sociedade, ela ainda fez um apelo ao Presidente da casa que interceda junto à Prefeitura no sentido de ajudar a AMAI com relação a questões financeiras junto a Copasa.
Naninho
O Vereador agradeceu ao Deputado Cristiano Silveira por uma verba e 6 computadores conseguidos por ele para a Escola Estadual Dr. Viviano Caldas e fez solicitações para a comunidade do Bichinho, referentes a iluminação e cuidados com as ruas.
Vicentina
A Vereadora também fez questão de homenagear as mulheres e pediu a presidência da casa que interceda junto à Prefeitura para que se dê uma atenção as calçadas de Prados, principalmente por onde as procissões passarão durante a semana santa.
Daniel Carvalho
O Vereador abriu sua fala afirmando ter enviado diretamente ao Prefeito pedidos de melhorias em estradas, rebateu com números o balanço de economia apresentado na reunião anterior pelo PSDB, afirmando não entender o motivo de se terem apresentado números incompletos naquela ocasião.
Por fim, ele fez questão de rebater o que disse o Vereador Vagner, dizendo-se orgulhoso em ter votado na época o calçamento das 22 ruas em Pinheiro Chagas e outros bairros, afirmando que o financiamento que ficou para as futuras gestões é equivalente a 1% do orçamento municipal e que não faz sentido diante do benefício, um gestor não conseguir conviver com tal compromisso.
Lourival
O Vereador Lourival subiu à tribuna, falou em seu nome primeiramente e em seguida como líder do Governo na casa. Ele parabenizou os organizadores do carnaval 2017 pela festa que segundo ele “voltou a ser dos pradenses”. Ele seguiu dando os parabéns ao Vereador César por tocar no assunto do código de postura, por ser assunto que ele mesmo já havia colocado em pauta. O Vereador afirmou ainda que a “Câmara está cheia de pais de projetos”, exemplificou isso mostrando que quem teria pedido vagas especiais de estacionamento no centro da cidade foi ele.
O Vereador justificou os questionamentos referentes à falta de remédios apresentados na última reunião e mostrou que o caso já havia sido resolvido, respondeu também questionamentos do Vereador Naninho referentes a obras, afirmando que já estão em andamento de acordo com cronograma da Secretaria pertinente.
Delfim
O Presidente da casa falou ao final, em tom apaziguador, pedindo união entre os Vereadores, justificou a questão da caminhonete afirmando que acredita que seja melhor por questões de logística que ela fique na sede da Prefeitura, falou também que questões relacionadas à usina de lixo e à falta de remédios especiais são normais, sempre aconteceram e vão continuar sendo corrigidas com a ajuda de todos à medida que surgem.
Publicado em 08/03/2017 às 09:38
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50