Após o levantamento de focos na cidade, equipe realizou mutirões nos bairros com maior incidência. Foto: Sec. Municipal de Saúde/Divulgação
São João Del Rei reduziu a taxa de infestação por Aedes aegypti. Isso porque o último Levantamento Rápido do Índice (LIRAa), realizado de 13 a 15 de março, registrou 2,7%, porcentagem considerada de Médio Risco pelo Ministério da Saúde. O primeiro LIRAa de 2017, realizado em janeiro, detectou 108 focos. Ou seja: a porcentagem foi de 4,7%, indicando “risco de surto”.
Segundo o Coordenador do Programa de Endemias local, José Ubirajara Jardins Júnior, essa redução se deve ao trabalho de conscientização que a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado na cidade. “Quando detectamos esses números elevados, começamos um trabalho de mutirão da limpeza nos bairros de maior incidência. Houve ainda a intensificação das visitas com trabalho de conscientização”, diz.
Assim como em janeiro, o levantamento deste mês apontou que 99% dos focos foram localizados em imóveis com residentes. As regiões com maior número de focos foram Colônia do Marçal e Fábricas. Com os dados em mãos, o Coordenador de Endemias explicou que o setor realizou outra série de ações entre os dias 17 e 24 nos locais com maior índice, um reforço.
Notificações
Ainda conforme o Coordenador, até o dia 20 de março, a cidade tinha 19 notificações de pessoas com suspeita de Dengue e sete casos confirmados da doença. “No ano passado, nessa mesma época, tínhamos cerca de 350 suspeitas. Em relação a 2016, houve uma redução considerável”, finaliza.
Informações: Gazeta de São João del Rei
Publicado em 27/03/2017 às 11:35
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50