O Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, presidiu, na última sexta-feira (21/4), em Ouro Preto, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência. A comenda – a maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais – homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
O Grande Colar foi entregue, in memoriam, a Nelson Mandela, Ex-Presidente da África do Sul, representado na solenidade pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.
Em seu discurso, Pimentel destacou a importância histórica dos dois líderes homenageados na cerimônia, Nelson Mandela e Tiradentes, como personalidades a serem lembradas nos tempos atuais. O Governador reforçou a importância da construção de um ambiente político harmônico em Minas Gerais.
Homenageado com a Grande Medalha, o Governador de Alagoas, Renan Filho, destacou que Tiradentes foi referência na luta pela liberdade no Brasil. Ele ainda parabenizou o Governo de Minas Gerais pela homenagem a Nelson Mandela.
Agraciados
Criada em 1952 pelo Governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados deste ano estão Governadores de estado, Parlamentares, Magistrados, Artistas, Professores, Militares, Juristas, Médicos, Advogados, Gestores Públicos, Historiadores, Religiosos, Esportistas e Empresários.
Entre os agraciados estavam, Marcio Heli de Andrade, Procurador-Geral da Justiça Adjunto Jurídico do Ministério Público de Minas Gerais; o ator e humorista Saulo Laranjeira; o técnico do Cruzeiro, Mano Menezes; a atriz Inês Peixoto, do Grupo Galpão; e a cantora Fernanda Takai.
Dezenas de agraciados não compareceram para receber a honraria, alguns deles são políticos citados recentemente em escândalos envolvendo corrupção.
De acordo com a Constituição do Estado, no 21 de abril, a capital de Minas Gerais é transferida simbolicamente para Ouro Preto, que foi a capital do Estado de 1823 até 1897.
O governador Fernando Pimentel foi recebido com Honras Militares. Em seguida, pôs flores no monumento a Tiradentes e recebeu o fogo simbólico, acendendo a Pira da Liberdade. Houve também salva de 21 tiros. O hino nacional do Brasil foi executado pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.
Publicado em 24/04/2017 às 14:07 hs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50