No final da tarde da última sexta-feira (28), o Juiz Eleitoral da 23ª Zona Eleitoral, Joaquim Martins Gamonal mandou publicar no site do TRE-MG a sentença proferida no dia 26 de Abril, do primeiro processo de cinco que estavam tramitando na Justiça contra o Prefeito de Barbacena Luís Álvaro, a Vice Ângela Kilson, e o Ex-Prefeito Toninho Andrada. O Ministério Público Eleitoral, através do Promotor Vanne Rezende acatou denúncias de crimes eleitorais contra a Chapa 40 que foi eleita na última eleição municipal em Barbacena.
Este foi o primeiro Processo Eleitoral julgado. Para a definição da sentença deste processo não foi necessária a audiência de instrução como nos outros quatro processos movidos contra a chapa do PSB-PSDB por suspeitas de crimes eleitorais. As decisões dos demais processos já devem ser julgadas e publicadas nos próximos dias.
Na sentença deste primeiro processo julgado, o Juiz condenou o atual Prefeito Luís Álvaro Abrantes Campos e sua Vice Ângela Kilson à cassação de mandato e inelegibilidade por 8 anos. Ao Ex-Prefeito Toninho Andrada coube a multa de R$100 mil e a inelegibilidade também por 8 anos.
Os réus podem recorrer da decisão, e enquanto os processos tramitam, devem continuar na Administração da cidade. Caso a sentença se mantenha ao fim do processo, os dois serão afastados, o Presidente da Câmara então deve assumir de maneira interina e a Justiça Eleitoral deve convocar novas eleições.
Informações: Barbacena Mais
Publicado em 02/05/2017 às 09:26 hs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50