Está chegando a época do ano em que os ventos são mais intensos, e como consequência, as pipas invadem os céus e fazem a diversão das crianças em todas as partes do país. Contudo, essa prática deve ser acompanhada de perto pelos pais e responsáveis para não gerar prejuízos nem trazer riscos à segurança da população. Este ano, na área de concessão da Cemig, essa brincadeira já foi responsável por 663 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, que prejudicaram cerca de 240 mil consumidores, conforme levantamento da Empresa.
Os incidentes geralmente são desligamentos e curtos circuitos, geralmente provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos elétricos. Segundo Demétrio Venicio Aguiar, Engenheiro Eletricista da Cemig, alguns procedimentos devem ser adotados para que não haja risco à segurança e nem ocorram interrupções no fornecimento de energia com a prática da brincadeira. “As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la”, orienta.
Além disso, Demeritório alerta sobre uma novidade que vem agravar os problemas e os riscos: um tipo de cabo cortante feito em escala industrial, chamado de linha chilena, mais refinado e com materiais mais abrasivos que o cerol. O cerol e a linha chilena também podem causar acidentes graves com as pessoas que os manipulam e também ocasionar acidentes com terceiros, especialmente motociclistas.
Publicado em 08/06/2017 às 10:33 hs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50