O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.
Um problema de saúde pública que vive atualmente a situação do tabu e do aumento de suas vítimas é o suicídio. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. E o único jeito de tornar essa prevenção possível, é CONVERSANDO SOBRE O ASSUNTO.
E foi justamente com intuito de levantar esse debate, que ontem (19), o Prados Online bateu um papo com a Tenente Lidiane, responsável pela Polícia Militar em Prados, que nos explicou que assim como outras instituições e órgãos, a PM está firme na luta pela vida, e tem buscado desenvolver ao longo do mês de setembro, ações de conscientização afim de que a comunidade se torne mais atenta a sinais que os potenciais suicidas possam dar, isso pode salvar vidas e evitar muitas tragédias.
Segundo a Tenente é importante ressaltar que nenhuma pessoa está imune a esse risco, seja por um problema psicológico, por uma fragilidade ou outro motivo, devemos estar atentos ao que ocorre a nosso redor e ajudarmos uns aos outros.
Mais informações sobre o Setembro Amarelo podem ser obtidas aqui, e abaixo temos alguns folders que o Prados Online está divulgando ao longo da semana. Que tal correr pelas imagens, refletir sobre essas mensagens e propaga-las:
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50