Hoje é 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, e ainda um por cima um 12 de outubro especial, pois completa-se 300 anos que segundo a fé católica, um milagre aconteceu e a imagem foi encontrada por pescadores. O Prados Online conversou o Padre Dirceu que falou algumas palavras sobre a santa e essa data tão especial, confira na íntegra:
Neste ano nacional Mariano, celebramos os 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba. O ano era 1717, quando três humildes pescadores “pescaram” aquela singela e simples imagem. Nesta época, a nossa região, era invadida por uma multidão em busca do metal precioso. Enquanto aqui se encontrava, em abundância o ouro, no vale do Paraíba encontraram uma pérola de valor ainda maior.
São trezentos anos de bençãos. Basta visitar o Santuário Nacional, mais precisamente a sala de ex-votos (promessas) para conferir as inumeráveis graças alcançadas de Deus pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Como em Caná da Galiléia ela continua a pedir. Lá encontraremos objetos que testemunham a fé de muitas pessoas agraciadas ou miraculadas. Desde pessoas famosas até simples e anônimas.
Porém, gostaria de me deter na imagem em si. Católicos não adoram imagens, as imagens são sinais. Esta imagem de Maria, a mãe de Jesus, a Senhora “Aparecida das águas” possui algumas características singulares.
Uma imagem pequena e simples: ela encanta por sua simplicidade. Aqui em nossa região, em nossas belas Igrejas, encontramos imagens sacras de grande valor e beleza artística. No entanto, nenhuma delas cativa tanto a atenção e o olhar dos fiéis quanto a imagem da padroeira do Brasil. A imagem de Aparecida, por assim dizer, é um eco do canto de Maria, o Magnificat: “Deus olhou para a humildade de sua serva”! (Lc 1, 48)
Outra característica: as mãos postas! A Virgem tem as mãos postas. Assim, ela ensina ao povo brasileiro, tão sofrido, o valor da oração. É ela a Virgem Orante, que “meditava tudo em seu coração”! Entremos na escola de Maria e aprendamos com Ela a força que tem a oração e a beleza de vivermos na intimidade de Deus.
Se prestarmos atenção, veremos que a Virgem tem um sorriso nos lábios. Assim, ela nos ensina ainda outra lição, não menos importante. Não perder a alegria, o elã vital ou a esperança. Sobretudo nestes tempos de baixa, de sofrimento, de crise vivida em nosso país. A Serva do Senhor nos conclama a mantermos a alegria e a esperança, pois é o Senhor quem de fato conduz a história.
Mas, não fiquemos de braços cruzados, numa atitude passiva, trabalhemos pela paz, justiça e fraternidade. Ouçamos o mandamento de Maria: “fazei tudo o que Jesus vos disser”! (Jo 2, 5)
Finalmente, nem mesmo a tentativa de destruir esta imagem pôde apagar esta bela devoção do coração dos brasileiros. Através das gerações continuamos a proclamá-la bem-aventurada. (Lc 1, 48) Celebremos esta data especial com os olhos fixos em nossa mãe morena, que tem a cor de nosso povo mestiço e sofrido. Acolhamos esta mensagem do céu. Deus se revela em Maria através de uma imagem que tem os traços do povo brasileiro: povo constituído de tantas raças, de cor morena, povo sofrido e simples!
Viva a Senhora Aparecida! Viva a jovenzinha de Nazaré que disse SIM à Deus!
Padre Dirceu de Oliveira Medeiros
Vigário Geral
*Foto: Clélia Miranda
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50